TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Apresentado Como Requisito Para Avaliação Parcial Na Disciplina De Anatomia Dos Sistemas

Por:   •  28/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

FAT - FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

GABRIELA RODRIGUES DOS SANTOS BRITO

MARIA ANGELICA SILVA SANTANA

SISTEMA DIGESTÓRIO

Relatório apresentado como requisito

para avaliação parcial na disciplina de

Anatomia dos Sistemas. do Curso

Técnico em Estética e Cosmética

Orientador: Vânia Machado Passos de Souza

DATA: 22/03/2023

FEIRA DE SANTANA- BA

O sistema digestório é um conjunto de órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. A boca, faringe, esôfago, intestino delgado e intestino grosso são algumas das estruturas anatômicas que compõem esse sistema. O objetivo desta aula prática em laboratório foi estudar a anatomia dessas estruturas e entender suas funções na digestão dos alimentos, utilizando peças anatômicas como material de estudo.

Iniciamos a aula prática observando o modelo anatômico da boca. Identificamos as principais estruturas, como os dentes, a língua, as papilas gustativa, as glândulas salivares, o palato, o assoalho da boca, as amígdalas, entre outras. A compreensão dessas estruturas é fundamental para entender como ocorre a mastigação e o início da digestão.

Em seguida a faringe foi estudada. A faringe é um órgão localizado na parte posterior da boca e serve como passagem para o alimento e ar. Foram identificadas suas diferentes partes, como nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

O esôfago foi então observado, com sua estrutura muscular em forma de tubo que conecta a faringe ao estomago.

O estômago é uma bolsa muscular em forma de “J” localizada na parte superior do abdômen, que se conecta com o esôfago na sua extremidade superior e com o intestino delgado na sua extremidade inferior. O estômago foi estudado em detalhes, com sua anatomia e função. Foram identificadas as diferentes partes do estômago, como a cárdia, fundo, corpo e antro, e discutido como ocorre à produção do suco gástrico e a digestão dos alimentos.

Durante a aula, foram utilizadas peças anatômicas para visualização das estruturas e funcionalidades do intestino delgado.

O intestino delgado é um órgão longo e estreito que se estende do piloro do estômago até o ceco do intestino grosso. É dividido em três partes principais: o duodeno, o jejuno e o íleo. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e é responsável pela neutralização do ácido do estômago com a secreção de bicarbonato, além de receber as secreções do pâncreas e da vesícula biliar para auxiliar na digestão. O jejuno e o íleo são responsáveis pela absorção de nutrientes dos alimentos digeridos.

Vimos também à anatomia e fisiologia do intestino grosso, um órgão importante para o processo de absorção de água e eliminação de resíduos sólidos do corpo humano.

O intestino grosso é um órgão mais largo e curto em comparação com o intestino delgado. É dividido em várias partes, incluindo o ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmoide e reto. A principal função do intestino grosso é a absorção de água e eletrólitos dos resíduos sólidos antes da eliminação pelas fezes.

Estudamos a anatomia do pâncreas um órgão vital do sistema digestório que produz enzimas e hormônios importantes para o processo digestivo. O pâncreas é um órgão glandular localizado atrás do estômago, e é dividido em duas partes principais: a cabeça, que fica próxima ao duodeno, e a cauda, que se estende em direção ao baço. Ele produz diversas enzimas digestivas que são liberadas no duodeno, como a tripsina, a amilase e a lipase, que ajudam a quebrar proteínas, carboidratos e gorduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com