TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITOPARA A DISCIPLINA PROJETOS

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO PEDAGOGIA

CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITOPARA A DISCIPLINA PROJETOS E RPÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIP SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR ______

MOGI MIRIM

SUMÁRIO

01.  Tema................

02.  Justificativa.........

03. Situação Problema....

04. Público Alvo........

05. Objetivos.........

06. Embasamento Teórico.........

07. Percurso Metodológico.............

08. Recursos............

09. Cronograma de Atividades............

10. Avaliação..................

11. Referências Bibliográficas..............

1.TEMA: 

CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS

2. JUSTIFICATIVA

Buscar introduzir o conhecimento e a consciência a através d e uma  série de ações didático-pedagógicas  contemplando  a  educação  para  entender as lições que vem com as estórias e o dia a dia na educação infantil.

Com o projeto buscaremos introduzir a turma em um único objetivo, envolvendo os alunos para um progresso verdadeiro onde eles verão que o aprendizado pode sim ser divertido e benéfico, pode ser produtivo sem ser exaustivo, bem como trazer elementos e experiência vivida na família, através das estórias que serão transmitidas entre as crianças.

3. SITUAÇÃO PROBLEMA:

Em uma de nossas rodas de conversas um aluno relatou uma estória que aconteceu em sua família e foi contada pela sua mãe como um exemplo de uma situação que não poderia ser feita pela criança,  a  partir  disso  os  alunos  levantaram  vários questionamentos.

Falar sobre o os ensinamentos, as qualidades e a experiência vivida no âmbito familiar e o que isso trouxe de aprendizado prático, ou seja, o que as crianças poderia fazer para ajudar no caso concreto.a de acidentes n o trânsito envolvendo crianças.

4.PÚBLICO-ALVO:

Educação Infantil de 4 a 5 anos

5. OBJETIVOS:

O projeto “Contação de Estórias” tem como objetivo principal despertar uma nova consciência que priorize  o  companheirismo, a  compreensão, a  tolerância e ensinar a criança a auto proteger-se sabendo prevenir-se em situações de risco.

Elas mudarão seus comportamentos e questionarão  as  atitudes  de  seus familiares, assim buscaremos formar uma nova pessoa no âmbito familiar, mais tolerante e compreensiva com os problemas do dia a dia .

6.EMBASAMENTO TEÓRICO:  

Fazer  com   que  a  criança  cresça  com  consciência,  gerando  mudança  de comportamento e prevenindo acidentes. Trazendo situações reais formando cidadãos conscientes para o futuro de acordo com o manual de Educação de Trânsito  Manual de  educação  Infantil  da  Companhia  de  Engenharia  de  Trafego  (C ET)  e  Centro  de Treinamento e Educação de Transito (CETET)  (refazer)

7.PERCURSO METODOLÓGICO:

Usaremos  a  linguagem  construtivista  na  obtenção  do  conhecimento,  mantendo uma relação de troca entre professores e alunos.  

 

Assim  os  alunos  construirão  novos  conceitos  relacionando-os  com  suas vivências.  Aplicarão  o  conhecimento  no  ambiente  familiar  tendo  a  capacidade  de análise e julgamento diante de atitudes de pessoas próximas.  

Através  da  roda  de  conversa  provocaremos  situações  de  analises  e  reflexões sobre valores e atitudes vivenciadas pelas crianças em seu cotidiano. As experiências relatadas pelas crianças servirão para trazer novos conhecimentos e novos conceitos.  

Para  os  alunos  vivenciarem  situações  corriqueiras relativas ao dia a dia em suas famílias será apresentado cartazes confeccionados pelas crianças através de desenhos com situações do dia a dia.

Atividades  lúdicas  como:  brincadeiras  com  carrinhos,  bonecas,  caminhões  e dança das  cadeiras remetendo a tema familiar e  exibição de filmes dentro da temática serão abordagens que usaremos no decorrer do projeto.

8.RECURSOS:

Materiais: para  produção  gráfica  e  textual:  papel  para  impressão,  papel -cartão,cartolina, lápis de  cor, tinta  guache, fotos do  cotidiano do  trânsito, cola , caixas de  papelão,  barbantes,  durex  colorido  e  transparente,  jornais  e   revistas  para pesquisa,  cartazes prontos com imagens de  crianças inseridas no contexto familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com