TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Analises Gramatológicas

Por:   •  24/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6]

Extração de Pigmentos:

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Para extração de pigmentos foi utilizado 50g de Couve, 50 gramas de repolho roxo e 50 gramas de hibisco, logo em seguida foram triturados e colocados em tigelas cobertos com álcool 96% cerca de 200ml em cada tigela.

[pic 10]

Os potes foram tampados e ficaram em repouso por 30 minutos, logo em seguida foram peneirados e obtivemos os seguintes resultados: O liquido restante da couve ficou de coloração verde-amarelado, o liquido do repolho roxo ficou como uma coloração roxo e o hibisco ficou com uma cor de vinho.

[pic 11]

 

Pigmento  existente no repolho roxo: O pigmento presente no Repolho Roxo  são as antocianinas que compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água do reino vegetal. Dentre os vegetais ricos em antocianinas, o repolho roxo (Brassica oleracea) detém elevada concentração deste pigmento, tornando-se uma matéria prima apropriada para extração de corante natural.

As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedades de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonóides.

Alguns trabalhos utilizam o extrato alcoólico do repolho roxo para este fim. Porém o tempo de estocagem deste extrato é curto, em virtude da decomposição microbiológica das antocianinas que apresentam em sua estrutura unidades glicosídicas.

Pigmento existente na couve:  a couve de folhas destaca-se por seu conteúdo de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, vitamina A, niacina e vitamina C. Apresenta uma excelente fonte de carotenóides, concentração de luteína e beta caroteno. A cor verde das folhas da couve deve-se à presença de clorofila, sua intensidade está diretamente relacionada à concentração do pigmento.

Pigmento existente no Hibisco:  O Hibisco também é rico em pigmento  antocianina,   as duas antocianinas presentes em maior concentração são a delfinina-3-sambubiosídeo e cianidina-3- sambubiosídeo,   a antocianina  é responsável pelas cores vermelha, azul, rosa, magenta, violeta existentes em elementos da natureza. O cálice da planta é rico em vitamina C, vitamina A,  antocianinas, B-caroteno, licopeno, polifenóis e outros antioxidantes.   O seu grande teor em ácido oxálico, vitaminas naturais e antioxidantes são importantes devido às tendências alimentares atuais. Ácido sucínico e ácido oxálico são ácidos orgânicos presentes no Hibisco. A elevada acidez titulável e a baixa quantidade de sacarose, frutose e glucose fazem com que o produto seja considerado muito ácido.

Cromatografia de Camada Delgada[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Após a extração dos pigmentos, foi colocado o filtro para a corrida dos pigmentos, o filtro ficou cerca de 30 minutos até chegar perto do lápis.  

Após finalizar a corrida foi retirado o filtro e colocado para secar como demonstra as fotos acima, após a secagem ficou demonstrado que o pigmento vermelho ficou mais intenso do que o verde e o roxo que após a secagem tornou-se azul.

 1 - Qual extrato contem mais pigmentos? Observei que os Hibiscos contem mais pigmentos, pois na fita subiu mais rápido e coloriu também mais rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (910.8 Kb)   docx (818.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com