TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Aula prática glicose

Por:   •  31/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  3.855 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário DeVry Unifavip

Curso: Bacharelado em Biomedicina

Sala: Biomedicina 4º período/noite

Disciplina: Bioquímica Clínica

DETERMINAÇÃO LABORATORIAL DA GLICEMIA

Aluna: Natalia Alves de Melo

25/08/2017

INTRODUÇÃO

A dosagem da glicose sanguínea é o teste bioquímico mais realizado em laboratório. Suas alterações não são simples marcadores de doenças, mas o reflexo de alterações no ambiente biológico. A quantificação da glicemia reflete o ponto de equilíbrio momentâneo entre sua produção, utilização e estocagem. O Diabetes representa um grupo de distúrbios metabólicos em que a glicose, mal utilizada, resulta em hiperglicemia.

COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA

Aplicar os procedimentos específicos para quantificação de glicemia normal e alterada em amostras biológicas diversas com o controle de qualidade necessário.

METODOLOGIA

Glicose Oxidase

PRINCÍPIO

Ao adicionar-se glicose em uma solução tampão de fosfatos, contendo p-Hidroxibenzoato, 4-Aminoantipirina (4-AAP), Glicose Oxidase (GOD) e Peroxidase (POD) processam-se as seguintes reações:

O produto formado pela oxidação de 4-Aminoantipirina (4-Antipirilquinonimina) é de coloração avermelhada e sua intensidade, diretamente proporcional à concentração de glicose na solução. A cor avermelhada, formada pela reação, é medida em espectrofotômetro ou fotocolorímetro, com absorção máxima em 510nm, ou filtro verde.

AMOSTRA

Soro, plasma, líquor e outros líquidos biológicos. A amostra deverá ser colhida com o paciente em jejum. Para obtenção de plasma utilizar anticoagulante contendo fluoreto.

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA

Espectrofotômetro capaz de medir a absorbância em 510nm ou fotocolorímetro com filtro verde (490-540nm).

Tubos de ensaio; Pipetas graduadas; Pipeta semiautomática 10uL; Banho-maria (37 °C); Cronômetro; Ponteiras descartáveis; Reagentes e solução padrão de glicose (100 mg/dL).

PROCEDIMENTO TÉCNICO

Rotular 6 tubos de ensaio com B (branco), T1 (teste 1), T2 (teste 2), T3 (teste 3) e P1 (padrão 1) e P2 (padrão 2). Proceder como segue

BRANCO

TESTE

PADRÃO

REAGENTE DE COR

1,0 mL

1,0 mL

1,0 mL

SOLUÇÃO PADRÃO

-

-

10μL

AMOSTRA

-

10μL

-

Misturar por agitação e incubar por 10 minutos em banho-maria, à 37 °C. Proceder à leitura das absorbâncias em espectrofotômetro ou fotocolorímetro, em 510nm ou filtro verde, zerando o aparelho com o branco. A cor final da reação permanece estável por 20 minutos em temperatura ambiente (20 – 30 °C).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com