TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação e mistura

Por:   •  6/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 8

Separação de uma mistura

O objetivo da atividade experimental na aula prática de química, foi separar todos os componentes em uma mistura  homogenia e heterogênea, que seria a, areia, limalha de ferro, o sal e a água.

[pic 1][pic 2][pic 3] [pic 4]

Dissolução fracionada é uma método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água, sal, areia e a limaria de ferro.

Os matérias usados foram :

Bagueta ( bastão de vidro )
Becker de 100ml
Imã
Papel de filtro
5g de Sal

10g de Areia

10g de Limalha de Ferro

 20ml de água

1ª Etapa

 juntar todas as substancias em solidas em 20ml de água no becker

aquecer até levantar fervura

deixar esfriar um pouco

dobrar o papel filtro em duas partes colocar no funil e umedecer as bordas do papel filtro

filtrar

[pic 5]

Quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.

No caso das partículas sólidas serem muito pequenas pode recorrer-se a um filtro de porcelana porosa. O mais correto é o filtro de papel, que se dobra em quatro partes, formando-se um cone que se adapta à forma do funil.

    [pic 6]
[pic 7]

Parte experimental :

Filtração:        
Verificámos que a areia e a limalha de ferro são um constituinte que não se dissolve na água, portanto utilizámos a filtração, que consiste na separação do líquido de uma mistura sólido-líquido através de um filtro. Assim, a solução aquosa atravessou o funil e foi encaminhada para a base do mesmo, areia e

a Limalha de ferro ficaram retidos no papel filtro.

[pic 8]

2ª Etapa

A  essa  separação ocorre por evaporação que  é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

Para separar a mistura de água e sal e recuperar também o sal, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, assim conseguimos separa a água do sal, a água evapora e o sal  fica.

[pic 9]

[pic 10]Bico de Bunsen

Após a filtração da mistura ( limalha de ferro, areia e água ), aquecemos a tela de amianto com o Bico de Bunsen e colocamos sobre ela o papel de filtro com a mistura já filtrada para secagem da mesma, e após a secagem começamos a  
Separação Magnética, Com o auxílio de um íman, conseguimos separar a limalha de ferro da areia que constituíam a mistura. 

3ª Etapa

A Separação magnética, que  com um pedaço de imã aproximado da areia e da limaria de ferro, conseguíamos separar a mistura pois os fragmentos de limaria ficavam presos no imã, a eficiência no experimento foi mediana, pois ao aproximar o imã da mistura, ele não captava somente a limalha de ferro, resíduos de área eram captados junto. Visivelmente não foi captada toda limalha de ferro, restando um pouco da mistura no papel.

[pic 11]

(você pode deixar o papel filtro aberto perto do fogo para secarem mais rápido), após a secagem com a ajuda de um imã separar a areia da limalha de ferro,( para ser mais rápido você pode embalar o irmã em um saquinho plástico para a superfície ficar mais lisa, aproxima o imã envolvido no plástico perto da areia e da limalha de ferro, tirar o imã do saco plástico para a limalha soltar do imã).

QUESTIONÁRIO

1-Qual é o resíduo que sobrou no papel filtro após a 1º filtração?

 Sobraram  a areia, e a limalha de ferro.

2-Quais os componentes obtidos em cada etapa?

Na  1º Etapa que foi a mistura, onde tínhamos a água, o sal, a areia e a limalha de ferro onde na mistura podíamos ver somente a  água , a areia e a limalha.

Na 2ª Etapa que foi a conseguimos 2 mistura diferentes através da separação por filtração, uma líquida que  era a água e sal , e outra que era a areia e a limalha de ferro.

Na 3º Etapa  conseguimos o sal feito uma separação por ebulição , onde a água evaporou sobrando somente o sal,  a areia e limalha feita a separação magnética, onde usamos um pedaço de imã e um pedaço de plástico para facilitar a retirada da limalha do imã.

3-Houve perca de massa dos componentes? Discuta.

Sim. Houve tanto perca, quanto ganho na  separação dos componentes, podemos conferir que o sal, que no inicio do processo tínhamos 5g, no final  ficamos com 9,12g isso devido  o sal não esta seco e ainda tinha vestígio de água por isso pesou mais, a limalha também perdeu gramas na   separação magnética no inicio tinha 10g no final da separação fiamos com 9,23g porque  não conseguimos retirar totalmente a limalha da areia, pois teve alguns pedaços que não houve o magnetismo, pois não eram ferro, devido a isso a areia ganhou gramas de 10g passou a ter 13,60g.

4-As frações obtidas são substâncias  totalmente puras ? Discuta.

Não. Porquê o sal continha água, e a areia ficou com pedaços de limalha.

5-Discuta as vantagens a limitações de cada método de separação?

A separação por filtração é simples, separa substancias solidas de líquidos em suspensão isso é vantagem, e  a limitação é que o  papel filtro adere certa quantidade da mistura.

A separação  magnética  a  vantagens é, separa os componentes metálicos como o caso da limalha de ferro de forma eficaz e  a desvantagens é que só pode ser utilizado em misturas que contenham componentes com ligas de ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (303.8 Kb)   docx (319.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com