TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FISIOLOGIA

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo Dirigido: Fisiologia básica

  1. Classifique os mecanismos de transporte através da membrana, citando 2 características de cada um deles.
  2. Explique o funcionamento da bomba sódio-potássio. O que significa dizer que ela tem um efeito eletrogênico?
  3. Caracterize um ligante de ação hormonal e parácrina.
  4. Quais são os mecanismos de ação dos receptores intracelulares?
  5. Diferencie os receptores ionotrópicos dos metabotrópicos.
  6. O que é potencial de membrana? É correto dizer que somente neurônios e células musculares possuem potencial de membrana? Justifique.
  7. Esquematize um gráfico do potencial de ação, explicando o funcionamento dos canais de sódio e potássio voltagem-dependentes durante o processo.
  8. Cite 3 características fundamentais do potencial de ação.
  9. O que diz a lei do "tudo ou nada", em relação ao potencial de ação?
  10. Diferencie a condução saltatória da condução ponto a ponto do potencial de ação.
  11. Descreva um ciclo sináptico completo.
  12. Quais são as principais diferenças entre os neurotransmissores de moléculas pequenas e os de moléculas grandes?
  13. O glutamato e o GABA sãos principais neurotransmissores do sistema nervoso central. Quais são suas ações sobre o potencial de membrana? Como se dá esta ação?
  14. O que é somação? Explique como este processo pode determinar o aparecimento do potencial de ação no cone de implantação de um neurônio.
  15. Qual é o neurotransmissor encontrado na placa motora? Qual o tipo de receptor encontrado e como é seu funcionamento.
  16. Porque, na placa motora, um único ciclo sináptico é capaz de levar o potencial de membrana em direção ao limiar.

RESPOSTAS:

1.Podemos classificar os mecanismos de transporte como: transporte ativo e passivo. Duas características do transporte passivo são: não há gasto de ATP, e o transporte pela bicamada lipídica. E duas características do transporte ativo são: presença de bombas e o gasto de ATP.

  1. Transporte passivo: Não há gasto de energia, é mediado por carreador ou por canal. Transporte ativo: É intermediada por proteínas carreadoras; há gasto de energia. (sergio)

2.A bomba de sódio-potássio transporta 3 íons de sódio para fora da célula e 2 íons de potássio para dentro da célula, e gasta 1 ATP. Dizer que a bomba sódio-potássio tem efeito eletrogênico, significa dizer que ela gera diferença de carga, mantendo assim então um equilíbrio.

  1. Existe maior concentração de sódio fora da célula e menor dentro da célula, e existe maior concentração de potássio dentro da célula e menor fora da célula. A bomba sódio potássio age transportando 3 íons sódio para dentro da célula e 2 íons potássio para fora da célula, com a diferença de concentração de sódio e potássio nos meios intra e extracelular a membrana fica polarizada.

A bomba sódio potássio é considerada eletrogênica porque define uma diferença de cargas dos meios intra e extracelular. A bomba joga mais íons positivos para fora do que para dentro, por isso é chamada de eletrogênica. (sergio)

3.Um ligante de ação hormonal precisa atingir a corrente sanguínea para chegar a célula-alvo, e um ligante de ação parácrina possui uma comunicação local.

  1. Parácrina: age nas células vizinhas quando a célula libera um sinal de ação.

Hormonal: Molécula transportada pelo sangue até a célula receptora. (sergio)

4.O ligante do receptor intracelular necessita ser lipossolúvel para atravessar a bicamada lipídica livremente e entrar na célula onde vai ativar ou inibir genes.

4.        Domínio de ligação ao ligante; domínio de ligação a proteína inibidora; domínio de ligação ao DNA; domínio de ativação da transcrição. (sergio)

5.Os receptores ionotrópicos são canais que permitem a passagem de íons, e os receptores metabotrópicos vai ativar a síntese de segundos mensageiros que amplificaram a resposta gerada.

6.Potencial de membrana é a diferença na balança de cargas elétricas do meio intracelular, para o meio extracelular, através da membrana. É falso, pois potencial de membrana ocorre em todas as células, o que ocorre nos músculos e neurônios é o potencial de ação.

7.Quando o potencial de membrana atinge o limiar, ocorre a ativação dos canais de sódio e de potássio V-D, os dois canais são ativados juntos, porém os canais de sódio V-D se abrem primeiro, entrando sódio na célula ocorrendo a despolarização. Após a despolarização os canais de sódio V-D se inativam, e então os canais de potássio V-D se abrem, saindo potássio da célula, inicia-se a repolarização, após disso a célula ira se reequilibrar através da bomba de sódio e potássio até atingir o seu repouso novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com