TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste da chama

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 6

       Teste da Chama                

Introdução

O experimento teste da chama é usado em química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento químico. Quando é fornecida energia um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem essa energia passando para um estado de excitamento, ou seja, os elétrons passam para uma camada do nível de energia maior. Assim que os elétrons retornam para o estado fundamental liberam energia na forma de radiação. Cada elemento libera radiação em um comprimento de onda diferente, pois a energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Alguns elementos emitem radiação em um espectro de luz visível ao olho humano. Desta forma é possível identificar a presença de elementos químicos devido a cor que emitem quando são aquecidos em uma chama.( http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=160)

Material Utilizado

Bico de Bunsen,

Bastão de vidro,

Algodão,

Béquer,

Cloreto de Bário (BaCl2),

Cloreto de (CaCl2)

Cloreto de Potássio (KCl),

Sulfato de Cobre (CuSO4.5H2O))

Cloreto de Sódio (NaCl)

Cloreto de Cálcio (CaCl2)

Solução Problema (CaCl2)

Procedimento experimental

Colocou-se algodão de aproximadamente 5cm na ponta do bastão de vidro. Umedeceu-se o algodão com a solução de sal logo após levou-se o bastão de vidro a chama, e observou-se a cor da chama, que foi registrada em uma tabela, se  houve qualquer duvida quanto a cor recomendasse repetir o processo quantas vezes foi necessário, sendo que em cada experimento feito lava-se o bastão com agua e sabão, Repetiu-se a operação para cada amostra de solução, incluindo as soluções- problema, até observar bem a cor da chama característica do íon em estudo

                                                         OBJETIVO

  • Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.
  • Identificar os elementos a partir da coloração

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Após ter seguido o procedimento do experimento, descrito na parte intitulada Procedimento Experimental, observou-se as cores das chamas e foram registrados os resultados na tabela,

Sal analisado

Metal Presente

Cor da Chama

KCL

Cloreto de Potássio

Violeta

CuSO45HOO

Sulfato de Cobre

Verde

CaCl2

Cloreto de Cálcio

Vermelho

BaCl2

Cloreto de Bário

Amarelo Esverdeado

NaCl

Sódio

Alaranjado

CaCl2

Solução Problema

Vermelho

     CONCLUSÃO:

Com a realização desta pratica os objetivos traçados de inicio foram alcançados com êxito, isto é, foi possível observar e identificar o cátion do sal pelo Teste da Chama. A teoria da prática foi comprovada no experimento, pois por meio da observação das cores concluiu-se que os elementos liberam a energia em excesso de forma característica, foi possível observar os átomos de forma indireta, por meio das propriedades das ondas eletromagnéticas.

                                         

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente; tradução Ricardo Bicca de Alencastro. 3ª Edição. Editora Bookman. Porto Alegre, 2006.

GRACETTO, A. C.; HIOKA, N.; FILHO, O. S. Combustão, chamas e teste de chama para cátions. Química Nova na Escola. n° 23, Mai. 43-48 p., 2006. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf Acesso em 02 abr. 2011.

HETEM, Gregório, PEREIRA Jatenco, Observatórios Virtuais - Fundamentos de Astronomia. Distribuição de Energia e Linhas Espectrais. Disponível em: . Acessado em 25/03/10.

RUSSEL, J. B.; Química Geral. 2ª ed, Makron Books SP. 1994.

QUÍMICA ANALÍTICA E QUALITATIVA. Disponível em: Acesso em: 02 de junho de 2010.

VAITSMAN, D.S.; BITTENCOURT, O.A. Ensaios químicos qualitativos. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. Disponível em http://www.ebah.com.br/23441&58 acesso em 02 abr. 2011.

 http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=160

        

                                                     Questionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com