TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA BENEFÍCIOS E COMPOSIÇÃO PARA HIDRATAÇÃO

Por:   •  4/8/2015  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

A hidratação tem vital importância porque:

- a água é o solvente universal, ou seja, é responsável pela dissolução de várias substâncias essenciais para o bom funcionamento celular.

- a água regula a temperatura corporal e mantém em equilíbrio o sistema tampão, que regula o pH do sangue.

- Além disso é fundamental para trocas osmóticas.

Quando estamos doentes com febre e resfriados, somos constantemente orientados para ingestão de muita água assim como gestantes para aumentar a quantidade de líquido amniótico e o volume de sangue e ajuda na produção de leite para a amamentação.

Durante uma aula de musculação, ou corrida por exemplo sempre teremos um aliado, o suor. Ele é composto por água e sais minerais e nos ajuda a manter a temperatura do corpo estável, também é muito importante não enxugar o suor durante esse processo, pois o resfriamento ocorre durante a vaporização desse suor a não ser que esteja muito encharcado o que irá dificultar também esse processos de resfriamento e manutenção da temperatura corporal.

Para evitar cãibras, exaustão e desidratação devemos sempre tomar água antes, durante e depois das atividades físicas principalmente se estiver muito calor, mas excessos também podem causar desconforto gástrico durante ás atividades, sendo assim vamos usar do bom-senso. Vale lembrar que também há outras alternativas para uma ingestão conjunta e não substituir a água, como a água de coco que possui  sódio, cálcio, magnésio, açúcares e vitamina C, ajudando assim a repor os fluidos perdidos durante atividade. Os isotônicos são usados para repor líquidos e sais minerais, porém possuem calorias e devem ser usados com moderação após atividades de alta intensidade para reposição imediata. Seu uso contínuo pode agravar problemas como hipertensão e diabetes. Para crianças em fase escolar podemos sempre pedir para os pais mandarem suas garrafas de água para uso durante ás aulas, assim como os alunos de musculação e incentivar sempre a hidratação durante ás atividades mesmo em dias mais frios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (24.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com