TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM MOTORA

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁCIO DE SÁ

PRISCILA DA SILVA MACIEL

APRENDIZAGEM MOTORA

BELO HORIZONTE

2016

PRISCILA DA SILVA MACIEL

APRENDIZAGEM MOTORA

Trabalho de aprendizagem do parelho locomotor, para aprovação na disciplina,  Estácio de Sá

Local, 20 de Junho de 2016.

ALESSANDRA AGUILAR COCA UGRINOWITSCH

(Professora orientadora)

Sumário

1.Introdução…………………………………………………………………………….…..03

2.Conceitos de aprendizagem motora, feedback, tipos de prática, informação, pré e pós-teste, fase de aquisição………………………………………………………………04

3.Conclusão……………….………………………………………………………………..06

4.Referencia bibliográficas………………………………………………………………..07

Introdução

Neste trabalho será abordado os conceitos de aprendizagem motora e dos fatores que influência na aprendizagem:(feedback, informação, pré e pós teste, fase de aquisição, tipos de prática. Ainda um aprofundamento no fator tipos de práticas mostrando sua importância no aprendizado motor.

Aprendizagem motora; é definida como o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática que resulta em mudanças relativamente permanentes no comportamento motor. Assim aprender exige uma modificação estrutural interna que se observa geralmente através do desempenho numa alteração estável (persistente no tempo) do comportamento do indivíduo como resultado da prática e/ou experiência. Os comportamentos são resultados da interação dos fatores genéticos com o ambiente, sofrendo modificações constantes, permitindo a adaptação cada vez melhor do organismo ao meio. Essas modificações são resultados dos processos neurobiológicos que definem a aprendizagem. Dessa maneira, definimos aprendizagem como o processo pelo qual os animais adquirem informação a respeito do meio; a memória é o processo de retenção ou armazenamento dessas informações. Este processo só faz sentido quando existe uma entidade que recebe, processa e transforma a informação, isto é, que aprende.

Feedback é uma fonte de informação a respeito do resultado da ação ou do que causa tal resultado, isso quando um indivíduo desempenha uma habilidade motora. Temos dois tipos de feedback:

Intrínseco ou interno, informação fornecida como consequência natural do movimento (visual, proprioceptivo, táctil, vestibular, etc.)

Extrínseco ou externo, informação sobre o desempenho ou resultados (fornecido por fontes externas ao indivíduo). Conhecimento do desempenho:é a informação sobre as características dos movimentos responsáveis pelo resultado do desempenho. Conhecimento do resultado: é a informação apresentada externamente sobre o resultado de um desempenho de uma habilidade ou sobre a obtenção da meta de desempenho

Tipos e prática

Prática mental: tipo de prática onde o indivíduo imagina a realização de uma habilidade motora na ausência de movimento.

Prática física: essa prática varia em prática em bloco e aleatória:

Prática em Blocos: sequencia de prática na qual os indivíduos treinam repetidamente a mesma tarefa.

Prática Aleatória: Sequência de prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de tarefas sem especifica, assim evitando OU MINIMIZADO, repetições consecutivas de qualquer tarefa única.

  • Fase de aquisição

Entende-se por fase de aquisição o conjunto de ensaios ou sessões de prática numa habilidade motora. O nível de desempenho nesta fase corresponde à performa, ou seja, aos efeitos temporários de prática.

  • Pré teste e Pós teste 

Pré e pós-teste são utilizados para medir o nível de habilidade motora de um participante numa formação. O pré-teste é um conjunto de atividades feitas pelos participantes antes do início da formação, com a finalidade de determinar o seu nível de habilidade sobre o conteúdo que será ensinado. Ao final da formação, os participantes devem realizar um pós-teste com as mesmas atividades propostas anteriormente, ou atividades com o mesmo nível de dificuldade. Através da comparação das notas do pré-teste com as notas do pós-teste, será possível descobrir se a formação foi bem-sucedida em aumentar à habilidade do participante sobre o conteúdo da formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com