TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia e Ética

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Considerando a historia da saúde descrita na unidade 1 desde a colonização do Brasil ate a criação do SUS como você e capaz de refletir o processo de saúde doença ao longo do tempo?

Ao longo da história os governantes organizam a atuação de sua políticas de forma a ter ações cotidianas associadas ao campo de saúde, em meio a esses anos foi criado diversos programas e indicativos do governo dentro deste campo e hoje há vários projetos que integram no campo da educação e da saúde.

A historia de saúde no pais esta associada a determinantes históricos e a  evolução político-social e econômica. Tais contextos influenciaram e ainda influencia o setor da saúde brasileira,o Brasil no período colonial não dispunha de nenhum modelo de saúde institucionalizado, e as enfermidades era cuidadas com plantas, ervas e curandeiros.

O sistema de saúde no Brasil inicia-se já na relação de poder neste período o acesso a ele era excludente, sendo apenas para as camadas mais alta da população.

No dias de hoje a saúde e  qualidade de vida e portanto deve estar vinculado aos direitos humanos, ao direito ao trabalho, a moradia, educação, alimentação e lazer, o direito a saúde exige também a superação da igualdades envolva o acesso democrático a alimentos, medicamentos e serviços que sejam seguros e que tenha sua qualidade controlada pelo poder publico.

Qualidade de vida implica o reconhecimento do ser humano como ser integral.

  1. Como você consegue compreender as influencias políticas, sociais e culturais na constituição de saúde publica ao longo do tempo, a que interesses atenderam em cada período?

Brasil passou por grandes transformações políticas,econômicas, demográficas e sociais nos últimos 40 anos.

Desde 1988, o Brasil tem estabelecido um sistema de saúde dinâmico e complexo (o Sistema Único de Saúde - SUS), baseado nos princípios da saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado. O SUS tem o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestão e prestação descentralizadas de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo. A reforma do setor de saúde brasileiro ocorreu de forma simultânea ao processo de democratização, tendo sido liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil.

A implementação do SUS foi complicada pelo apoio estatal ao setor privado, pela concentração de serviços de saúde nas regiões mais desenvolvidas e pelo subfinanciamento crônico.

Apesar dessas limitações, o SUS conseguiu melhorar amplamente o acesso à atenção básica e de emergência, atingir uma cobertura universal de vacinação e assistência pré-natal e investir fortemente na expansão dos recursos humanos e de tecnologia, incluindo grandes esforços para fabricar os produtos farmacêuticos mais essenciais ao país.

Alguns dos desafios futuros do SUS são a reforma de sua estrutura de financiamento, com vistas a assegurar a universalidade, igualdade e sustentabilidade no longo prazo, a renegociação dos papéis público e privado, a adequação do modelo de atenção para atender às rápidas mudanças demográficas e epidemiológicas do país e a promoção da qualidade do cuidado e da segurança dos pacientes.

Em última análise, os desafios enfrentados pelo SUS são políticos, pois não podem ser resolvidos na esfera técnica; só poderão ser solucionados com os esforços conjuntos dos indivíduos e da sociedade.

  1. O que e SUS e o que ele defende no campo da saúde publica?

É um dos maiores sistemas publico de saúde do mundo, ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial ate o transplante de órgão, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema  de saúde  dos  mais  de 180 ,milhões de brasileiros, alem de oferecer consultas, exames e internações o sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registros de medicamentos      

  1. Os princípios do SUS podem relacionar com a vida dos cidadãos brasileiros como? O que eles preconizam?

Os princípios tem como base principal as características do perfil da população, em termos  de condições socioeconômicas da comunidade, dos seu hábitos e seus estilos de vida e de suas necessidades de saúde , sentidas ou não sentidas, incluída por extensão , infra-estrutura de serviços disponíveis.  

  1. Faça uma pesquisa e identifique quais são os equipamentos de proteção  individual (EPI) para risco biológico e quais deles teriam seu uso indicado para atendimento?
  • Óculos de Segurança

Usar óculos de proteção deve ser uma medida adotada por todo profissional que trabalha em laboratório ou depósitos de reagentes ou resíduos químicos. Este EPI deve possuir C.A, leveza, confortabilidade, tratamentos anti-risco e antiembaçante, proteção lateral e cordão de segurança fixo  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com