TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Motora

Por:   •  28/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

A Avaliação Motora é um processo seqüencial que está relacionado à idade cronológica, trazido pela interação entre os requisitos das tarefas, a biologia do indivíduo e as condições ambientais, sendo inerente às mudanças sociais, intelectuais e emocionais. Inclui tanto habilidades de movimento – freqüentemente denominadas habilidades motoras grosseiras, tais como engatinhar, caminhar, correr e andar de bicicleta – quanto habilidades manipulativas, freqüentemente denominadas habilidades motoras finas, tais como agarrar ou pegar objetos, segurar um lápis ou enfiar linha em uma agulha .

Importante ressaltar, que o alcance das habilidades motoras está atrelado ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, e essas habilidades constituem componentes de domínio básico tanto para a aprendizagem motora quanto para as atividades de formação escolar. Pelo exposto concluímos que, ao conquistar um bom controle motor, a criança estará construindo as noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual, ou seja, o fato de se proporcionar o maior número de experiências motoras e psicossociais às crianças e adolescentes, previne-se que estas apresentem comprometimento de habilidades escolares .

Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi traçar um perfil motor de crianças sem queixa de dificuldades na aprendizagem, avaliando o nível de proficiência motora ou de desenvolvimento motor através de protocolo validado ou escala de desenvolvimento para crianças (Rosa Neto; Gallahue).

Com a realização dos testes, concluímos que o desenvolvimento motor das crianças avaliadas encontra-se dentro dos parâmetros de normalidade, evidenciando que o desempenho motor está correlacionado ao desempenho escolar, já que tais escolares não apresentavam queixa de dificuldades na aprendizagem. Além disso, os padrões de movimento obedeceram à sequência das idades cronológica, que através da EDM, refletiu com veracidade as mudanças esperadas quando ao desenvolvimento motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com