TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação no processo de ensino

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        8

3        CONCLUSÃO        11

4        REFERENCIAS         13

INTRODUÇÃO:

A avaliação é indispensável no processo de ensino e aprendizagem, pois quando realizada coerentemente possibilita aos professores refletir sobre a pratica pedagofica e solucionar os problemas de aprendizagem dos alunos. A avaliação exerce papel fundamental no processo ensino aprendizagem, mas ainda assim muitas vezes ela está presa a conceitos retrógados da educação. O apropriado seria que a avaliação auxiliasse na aprendizagem, servindo de diagnóstico e norteando as ações do professor durante suas aulas na escola. Na educação física escolar, essa questão também se faz presente acrescida da dúvida sobre o que avaliar. Quais as metodologias avaliadas utilizadas nas aulas de educação física pelos professores dos anos finais do ensino fundamental, com a seguinte problemática: quais as metodologias avaliativas utilizadas nas aulas de educação física pelos professores dos anos finais do ensino fundamental nas instituições públicas. Compreendemos que a disciplina de educação física pode proporcionar aos alunos a assimilação de muitos conhecimentos, mas para isso é necessário que professores e equipe pedagógica adotem meios de ensinar que facilitem a formação necessária dos mesmos.

Nesse sentido, o estudado neste trabalho busca compreender quais as metodologias avaliativas necessárias usadas pelos professores de educação física, pois acredita-se que há necessidade de refletir sobre a efetivação da avaliação durante as aulas.

A teoria conhece o fato de que professores e alunos estão, a quase todo momento durante as aulas, em um processo de ensino e aprendizagem. E essa relação, o ato de construir e discutir o conhecimento é em geral motivo de preocupação de professores e teóricos da educação. Como parte do processo de ensino aprendizagem, está o tema de avaliação a ferramenta que indica ao professor os frutos daquele trabalho, e certamente presente em muitas teorias da educação. A avaliação escolar, em sim, e a forma com que é realizada, e um tema amplamente debatido, formal ou informalmente, por escolas, professores, pais e alunos.

Esses métodos são invariavelmente a forma utilizada para se mensurar ou julgar o aproveitamento e o rendimento dos alunos. Logo, a avaliação é um momento importante, em que, seja qual for o meio aprendizagem do aluno sera observada e conceituada quantitativa ou qualitativamente.

Para tanto, o presente estudo apresenta a avaliação no contexto educacional eno contexto das aulas de educação física. No contexto educacional argumentamos sobre a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, seu passado conservador, os métodos avaliativos coerentes que objetivam a apreensão dos conhecimentos. No contexto das aulas de educação física, disseminamos sobre o significado da avalição, sua efetivação, métodos e possibilidades existentes ao planejar as avaliações.

Compreendemos que a avaliação é indispensável no processo de ensino e aprendizagem, pois é um dos meios que o professor utiliza para compreender se os alunos assimilaram ou não os conteúdos abordados em sala de aula. Também pode analisar se sua metodologia esta contextualizada com o processo avaliativo. As instituições de ensino podem observar se os objetivos propostos nos planejamentos estão sendo alcançados. Assim, por ser uma ferramenta tão importante no cotidiano escolar que propusemos em realizar o estudo, direcionado especificamente a disciplina de educação física.

Partindo do princípio que a avaliação é um momento que noa pode ser separado do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação educacional, em geral, e a avaliação da aprendizagem escolar, para ser validada deve ser contextualizada socialmente, atendendo aos requisitos de um modelo teórico de sociedade e de educação.

Procuramos identificar a relação existente entre a teoria e a pratica que envolve o processo de ensino e aprendizagem sobre a avaliação propiciada pelos professores aos alunos e também verificar avaliar seus alunos, com que frequência eles são avaliados, dentre outros assuntos que se encontram voltados para a temática.

O referencial teórico da educação está embasado em especialistas que procuram discutir a avaliação em uma perspectivas critica e sociológica, de tal forma que possibilite realizar uma ponte entre autores que trabalham a mesma temática em educação física.

Partindo do princípio que a avaliação é um momento que não pode ser separado do processo ensino e aprendizado na escola, pois a “avaliação educacional, em geral, e a avaliação de aprendizagem escolar, são meios e não fins em si mesmo” (LUCKESI, 2006, p28) compreendemos que a avaliação não é atuante independente no contexto escolar, para ser validada deve ser contextualizada socialmente, atendendo aos requisitos de um modelo teórico de sociedade e educação.

Temos a certeza que no Brasil a avaliação da aprendizagem escolar atual está a serviço de uma pedagogia dominante, que serve ao modelo social liberal conservador, o qual é resultado das transformações que ocorreram no auge da revolução francesa, no qual a burguesia foi revolucionaria contra os privilégios da nobreza e do clero feudal sendo vitoriosa tornou-se defensora dos princípios conservadores. No entanto, as ideias liberais advindas das revoluções permanecem na sociedade. (LUCKESI,2006).

Compreendemos que a avaliação educacional apresenta o desempenho dos alunos durante os estudos, no entanto, a avaliação tem sido classificatória, a qual impede o crescimento intelectual dos mesmos, diferente da avaliação diagnostica que “constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência” (LUCKESI, 2006, p 35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com