TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL ESTÁGIO

Por:   •  29/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SUMÁRIO

1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL ESTÁGIO        3

2. INTRODUÇÃO        5

3. DESENVOLVIMENTO        6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL ESTÁGIO

A New Life, neste ano de 2021, completa 11 anos de existência no mercado da capital, Natal, do estado do Rio Grande do Norte, como atividade de promoção das práticas de atividades físicas. O nome empresarial devidamente registrado como: Vida Nova com Saúde Fitness Ltda, portando o CNPJ: 12.913.949/0001-61 e registro no Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região de n° RN-001978, é administrada por Raphael Patrick Caheny, empresário e professor formado da área de educação física.

A academia como espaço físico existe a mais de 15 anos no local, sendo que a mesma era arrendada a um outro empresário do ramo e em 12 de novembro de 2010 foi registra e passou a ser administrada pelo o atual empresário. Atualmente a academia tem apenas a matriz, localizada no bairro de Capim Macio na rua Orlando Silva, nº 2872 na cidade de Natal/RN. A New Life consegue atender diversos bairros localizado na zona sul da cidade, São esses: Neópolis, Ponta Negra, Cidade Jardim, Candelária, Mirassol e adjacências.

O local conta com uma estrutura física de dimensão de médio porte, com 1 piso estrutural que tem divisões de alvenaria separando em 3 áreas que são: salão principal que contém as máquinas e acessórios como barras e pesos para musculação, área ergométrica onde se encontra as esteiras, bicicletas, elíptico e o salão livre coberto que é um espaço para aulas coletivas, o local também conta com estrutura de 02 vestiários com banheiros, sendo 01 (um) masculino e 01 (um) feminino, além de 01 (um) banheiro adaptado com acessibilidade para portadores de deficiência. Não existe sala de apoio para os profissionais e nem para avaliação do aluno, que acaba dificultando o processo de conversa e avaliação do aluno para melhor entendimento e desenvolvimento de um plano de trabalho.

Em relação ao estacionamento, o prédio não comporta espaço privativo e com isso os alunos, professores e prestadores de serviços encontram dificuldades, tendo em vista que a academia estar localizada na rua de uma instituição de ensino particular de grande porte e com um fluxo bastante intenso durante o dia, isso termina sendo um ponto negativo pôr ser o único meio para estacionamento e acaba não atendendo a demanda da região. Outro ponto em relação a conforto, a climatização da academia é toda com ventilação natural, isso para alguns alunos e funcionários consistem em um ponto negativo já que a poluição da rua entra pela circulação natural.

Hoje a academia atente um público com ampla diversidade na faixa etária entre jovens e idosos, tendo em média 250 alunos, equilibrando em homens e mulheres que é distribuído no horário de funcionamento das 05:30h às 22:00h de segunda-feira à sexta-feira e nos sábados no horário de 08:00h às 12:00h.

A composição do quadro de colaboradores da academia é formada por 14 colaboradores no total que estão enquadrados no regime da CLT (carteira de trabalho registrada) e por meio de contrato de prestador de serviço (MEI), entre esses colaboradores estão: 01 professor coordenador, 10 professores, 02 recpcionistas e 01 Asg - Auxiliar de Serviços Gerais. Os profissionais da área educação física tem como formação profissional entre especialistas, graduado e específico de modalidades, sendo 05 graduados em educação fisica bacharelado, 01 especialista em educação física e 04 professores específicos de modalidades coletivas (dança, lutas). A empresa trabalha de forma com parcerias com outros profissionais da área da saúde, disponibilizando contatos e indicações para um nutricionista parceiro e profissionais da estética que atendem próximo da academia.

        Os profissionais da New Life não contam com ajuda de custo, ou seja não recebem vale-transporte, plano de sáude e nem vale alimentação. O valor acordado da hora aula tem variação em relação aos professores de salão (profissionais graduados), modalidade coletiva (profissionais graduados) e modalidades específicas (professores da área de lutas e dança), que chega a variar entre R$ 7,00 (sete reais) a R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

2. INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório I representa o período da formação em que o discente vivencia e consolida as competências exigidas para o exercício acadêmico profissional, em diferentes campos de intervenção, sob a supervisão de profissional habilitado e qualificado.

O relatório da disciplina estágio curricular obrigatório I se constitui no relato da experiência do estágio, que descreve a academia e as aulas do professor de Educação Física voltados para o público adepto a atividade física em academias de musculação.

O estágio foi desenvolvido na Academia New Life, com data de início no dia 19 de março de 2021 com a aceitação da instituição onde será desenvolvido o estágio.

A produção do relatório iniciou-se pela análise de todo o ambiente da academia, observando a estrutura física e a rotina dos alunos, professores e colaboradores da academia. Após a realização da análise estrutural do ambiente interno e externo, comecei a frequentar os turnos de aulas na parte da tarde, observando e tentando identificar métodos de ensino dos professores, comportamentos dos alunos com os professores. Essa observação permite que o estagiário se ambiente ao espaço da academia de musculação e garanta mais afinidade com a vivencia do bacharel e com uma nova vertente da educação física, já que se trata de uma área nova em relação a atual formação da licenciatura.

Em seguida, ao frequentar as aulas, foi observado e avaliado o comportamento dos alunos durante a atividade de musculação, além de suas atitudes em diversos aspectos.

A academia conta com um profissional de Educação Física atualmente devido a pandemia, como os horários dos alunos são agendados, o fluxo nos turnos é controlado e um profissional consegue supri a necessidade da demanda diante esse fato da pandemia. Sendo no funcionamento normal passa a ser dois profissionais por turno, que se responsabilizam em montar programas de treinos, tirar dúvidas, correção de movimentos durante os exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com