TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

CULTURA DO MOVIMENTO HUMANO

RESUMO

Este presente trabalho é resultado de pesquisas sobre a importância da dança nas aulas de educação física escolar, abordando seus benéficos da implantação da dança nas escolas e o resultado da falta dela no meio escolar. Considerando o inicio da implantação da dança na sociedade até ao meio escolar, se referindo também à educação física. Analisando aspectos relacionados à implantação da dança nas aulas de educação física escolar, no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Dança; Educação física; Escolar.

1. INTRODUÇÃO

A dança na educação física escolar vem tendo muito apoio no meio dos estudos, como Laban e Lisa Ullmann afirmam que a função da dança na escola não é formar artistas, ou mesmo “danças sensacionais”, mas pessoas livres e capazes de expressar em atitudes criativas e conscientes o fluxo natural do movimento humano (Ullmann, 1990, p.108).

A falta da dança nos conteúdos programáticos escolar apresenta diversas consequências como depressão, a falta de interação dos alunos, falta de criatividade, obesidade. Por ser uma atividade física, a dança não deixa de ser muito requisitada no meio da sociedade por todas as faixas etárias. A dança é sinônima de educação cultural, corporal e artística, dando ênfase às diversidades estando ligada às capacidades criativas e motoras do individuo e é uma linguagem universal, um meio de expressão importante.

Sendo vinculado com aspectos motores, cognitivos, afetivos, culturais, sociais, artísticos, é o ensino da dança nas escolas. Já a dança no aspecto pedagógico tendo que superar uma cultura corporal de movimentos preestabelecidos feitos pela humanidade. Diversos autores como Barreto (2004), Sborquia e Gallardo (2006), Saraiva et AL. (2005) entre outros, têm a visão de que é a partir do processo criativo, desenvolvido pela dança na escola, que o indivíduo emancipa-se.

Segundo LABAN, (1990) “Quando criamos e nos expressamos por meio da dança, interpretamos seus ritmos e formas, aprendemos a relacionar o mundo interior com exterior”. Com isso é importante o aprendizado dos movimentos e a capacidade de se movimentar. Segundo o Coletivo de Autores (1992, p. 41), “a Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal”. No PCN de Educação Física (1997, p. 23), “dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta”.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 DANÇA

A história da dança começa na pré-história com expressões corpóreas como o bater as mãos ou os pés, descobrindo sons, intensidade e ritmos sonoros, caracterizando-se como a arte de mover o corpo. Sendo a dança uma linguagem universal, uma expressão corporal, que utiliza o corpo como instrumento da criatividade, da coordenação motora entre outros. Podendo se expressar através da música e na ausência musical também é possível se expressar, onde as pessoas realizam movimentos ritmados de cadência própria ou coreografados, assim criando harmonia corporal.

Ao falar da dança, devemos levar em consideração vários benefícios que ela oferece, todo o estilo de dança traz benefícios para o corpo, como bem estar, flexibilidade, memória, liberando endorfina que é conhecida como hormônio da felicidade, coordenação motora, cardiorrespiratória melhorada, ajuda o coração a bombear sangue para o corpo, e tantos outros benefícios corporais e mentais.

2.2 EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física tem o intuito de educar o físico, desde o inicio da educação física é historicamente ligada à dominação do individuo. Um conceito importante para conceituar a educação física antiga é do filósofo Michel Foucault sobre corpos dóceis, baseado na falta de trabalhadores para as autoridades, foi criado um mecanismo de controlo de si mesmo, sendo assim uma vigia. Um mecanismo onde o trabalhador se sente observado a não fazer nada errado no trabalho, controlando também o corpo, tendo seu corpo e sua conduta disciplinada. Entende-se que ter um corpo dócil/disciplinado já foi papel da Educação Física.

Quando o Brasil ainda era Republica a Educação Física aparece sendo utilizada somente para formar militares. Mas tudo foi mudando, e com isso a Educação Física também, como o autor Medina afirma que a Educação Física não é só cuidar do corpo, mas também além de tudo a mente. Com a era Getúlio Vargas tudo mudou com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), novas concepções na área da Educação Física surgiu nos anos de 1980, com estudos sobre o desenvolvimento da criança que transforma o ensino da Educação Física, onde o psicomotor, o social e o emocional da criança passam a ser considerado no ensino.

A educação física quando se tornou uma disciplina no currículo escolar era como uma prática de ginástica com intuito de um corpo saudável, mas com muitas reformas foi se tornando importante para a formação da criança. Em tempo atuais a educação física faz parte do currículo escolar da educação básica, tendo o papel de socializar o conhecimento da cultura corporal universalmente onde o aluno possui o direito de conhecer as diversas manifestações culturais. As aulas de educação física escolar tem o objetivo de trazer a socialização, saúde, estimular o processo de ensino aprendizagem e desenvolver habilidades motoras.

2.3 A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por ser uma atividade física, a dança não deixa de ser muito requisitada no meio da sociedade por todas as faixas etária. A dança é sinônima de educação cultural, corporal e artística, dando ênfase às diversidades estando ligada às capacidades criativas e motoras do individuo e é uma linguagem universal, um meio de expressão importante. O uso da dança no meio pedagógico favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento, a dança no ambiente escolar tem como função formar uma socialização para criar indivíduo crítico, capaz de ter sua própria opinião e responsável.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com