TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corporeidade Na Educação Física: Reflexões E Proposições Sobre A Atuação Profissional

Por:   •  18/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Luccas Savoia Migliorini

RA: T6429C6

RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:

A CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

São Paulo

2023

[pic 2]

Nome: Luccas Savoia Migliorini

RA: T6429C6

A CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação de Graduação Plena no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: ------------

São Paulo

2023

ANEXO I

ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

RESUMO

O trabalho tem como tema gerador a Atividade Física e Esportiva (AFES) na promoção da saúde, com o objetivo de discutir e identificar a influência das AFES na promoção da saúde. O tema designado é de extrema importância para nós futuros profissionais de Educação Física, uma vez que como profissionais que atuam na área preventiva vamos ser os responsáveis por aplicar essas atividades. Muitas pessoas nos procuram com a intenção de praticar atividades físicas com o propósito de manter a saúde ou até por recomendação médica, havendo, portanto, uma grande necessidade de refletirmos sobre o tema para saber como aplicá-lo. O assunto abordado se torna bem relevante também por motivo do período de pandemia da COVID-19 que estamos vivendo, onde a promoção da saúde se tornou prioridade. O grupo realizou uma análise em artigos com o objetivo de estudar o tema, com base nisso delimitamos o tema a graduação plena dando ênfase em 4 matérias já cursadas e relacionando elas ao tema. As matérias escolhidas foram Basquete, Crescimento e desenvolvimento humano, Recreação e Futebol.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos vem crescendo a busca da atividade física e esportiva como meio de se conseguir uma vida mais saudável, a procura tem aumentado principalmente em adultos de meia idade e idosos, onde são as fases em que o corpo tem uma atenuação nas suas funções comparado a uma pessoa jovem, nessa fase também é mais comum o surgimento de doenças crônicas como por exemplo colesterol alto, hipertensão e diabetes. A AFES tem sido recomendada pelos médicos como uma atividade de prevenção a essas doenças, manutenção da saúde e como efetiva para desacelerar as mudanças fisiológicas causadas pelo envelhecimento e as doenças crônicas.

Portanto, o conceito sobre a necessidade da prática de atividade física continua em mutação, também, devido às mudanças da expectativa de vida populacional, do aumento do sedentarismo; do pouco conhecimento sobre prevenção de doenças crônicodegenerativas e da baixa qualidade de vida. Hoje em dia, podemos constatar que a prática regular de atividade física funciona e muitas vezes é encarada “[...] como mecanismo de prevenção, a atividade física tem papel fundamental, podendo desacelerar as alterações fisiológicas do envelhecimento e das doenças crônico-degenerativas” (1). Os motivos iniciais de adesão são: ordem médica; lazer e qualidade de vida; estética; saúde (ou condicionamento físico) (1).

Os mais jovens, assim como os mais velhos, procuram AFES para cuidar da saúde, entretanto não é o principal motivo, a busca é maior por lazer, interação social, na intenção de se profissionalizar e fins estéticos, o que não deixa de ser válido, pois mesmo assim ainda vai estar acontecendo a manutenção da saúde mesmo que não seja a intenção primária. O número de sedentários no Brasil tem se tornado alvo de preocupação para os profissionais da saúde, junto com a grande taxa de obesos que vem crescendo em todas as idades. O incentivo a prática de atividade física tem sido uma forma de tentar combater esses números, levando em conta que essa prática acarreta melhorias na saúde, levando a um estilo de vida mais saudável.

A AFES não somente tira a pessoa do sedentarismo levando a uma vida mais ativa, como também tende a mudar seu estilo de vida com padrões mais saudáveis que vem aliados aos treinos, como uma alimentação balanceada, sono regulado, o afastamento de drogas e coisas nocivas à saúde, entre outros hábitos. Devemos incentivar a prática da atividade física desde cedo, pois uma criança que já tem hábitos saudáveis tem muitas mais chances de mantê-los na idade adulta.

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético. A atividade física contribui consideravelmente para a economia dos gastos em saúde pública, pois auxilia na prevenção e no tratamento direto para saúde dos efeitos deletérios decorrentes do sedentarismo. Em algumas regiões do Brasil a prevalência de sedentarismo em adultos é em torno de 70%. Poucos estudos ainda são encontrados sobre o nível de atividade física em crianças e adolescentes na literatura brasileira (10).

[...] A criança que é fisicamente ativa tem mais chance e se tornar um adulto ativo, destacando o ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, a promoção da atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida (11).

A AFES não apenas promove saúde física, mas também promove saúde mental. A prática de atividades físicas reduz o estresse, é muito indicado para pessoas com ansiedade ou défice de atenção, depressão entre outros problemas ligados à mente. O ser humano não foi feito para ficar parado, mas sim estar em constante movimento. A educação física tem um grande papel na sociedade não apenas como lazer, mas como vimos até aqui é essencial para saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com