TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corporeidade Na Educação Física: Reflexões E Proposições Sobre A Atuação Profissional.

Por:   •  29/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA  –  CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Paulo Ricardo Dias Ferreira                         RA:T922HB0

RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR

A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional.

Santos-SP

2023

UNIVERSIDADE PAULISTA  –  CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA[pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Paulo Ricardo Dias Ferreira                         RA:T922HB0

A corporeidade na Educação Física: reflexões e proposições sobre a atuação profissional.

Trabalho feito pelo curso de Educação Física, da Universidade Paulista que retrata sobre a corporeidade na Educação Física, 3º semestre.

Professor Orientador: Raquel Menezes.

Santos-SP

2023

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.....................................................................................4

2.        RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR......................................................5

3.        QUESTIONÁRIO…………………........................................................6

4.        FICHAMENTO..................................................................................…7

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................…...8

6.        REFERÊNCIAS....................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

A corporeidade é construída ao nível social, psicológico e biológico: o sujeito projeta-se para o exterior a partir de seu próprio corpo. Um indivíduo, através de sua percepção do corpo e sua motricidade, acessa informações, sente e atribui significado ao mundo externo, sendo assim a corporeidade é responsável por representar o modo de ser de um indivíduo e a Educação Física visa modelar o corpo de acordo com essa corporeidade, cujos ideais mudam de acordo com o tempo e o local.

A Corporeidade  serve para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo, através do físico, psicológico e mental/espiritual. Então ela assume um duplo sentido além de acompanhar o corpo como uma estrutura experiencial vivida, é o meio de mecanismos cognitivos.

        Cabe salientar que a nossa aprendizagem motora consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, ligado às suas experiências prévias e suas práticas. Esses processos estão associados ao controle motor, pois, a todo o momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre a criança e o ambiente. 

        Então é fundamental ter uma boa estrutura na Educação Psicomotora pois, é a base para o processo de aprendizagem da criança, no qual o desenvolvimento evolui de uma forma progressiva do todo para o específico.

       Sendo assim, os movimentos são muito importantes para o pleno desenvolvimento da criança, pois logo que nasce ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas.

         Para ajudar o desenvolvimento da criança usamos a ludicidade que é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, más está presente com mais frequência na Educação Infantil porque, na infância a forma como a criança interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente, lúdica, pois por meio das brincadeiras, a criança desenvolve melhor suas habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras.

Neste trabalho foi realizado um fichamento do tema analisado, e também foi realizado uma visita em uma academia com o intuito de avaliar como estão desenvolvendo o movimento e como se faz, assim foi aplicado um questionário ao profissional responsável pela Educação física, além da identificação da infraestrutura do local e, se há espaços destinados para o desenvolvimento de atividades corporais e em quais condições se encontram.

  1. RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR

         A atuação do professor de Educação Física deve permitir a experimentação da corporeidade em toda a sua dimensão, promovendo a livre expressão do sujeito. Assim ela permite ao ser humano tomar consciência de si mesmo. A relação de uma pessoa estável com seu corpo, com os corpos dos outros e com o meio ambiente forma sua identidade, aquilo que a diferencia, e o movimento está sempre presente.

As aulas ministradas no decorrer do curso refletem a importância do movimento, do auto conhecimento, proporcionando a descoberta corporal e as suas possibilidades de movimentação, auxiliando no desenvolvimento do ritmo natural, contribuindo na criatividade para a descoberta do estilo pessoal e o sentido de solidariedade, e comunicação, como na disciplina Ritmo e Dança.

Já nas aulas de Recreação e lazer, aprendemos que através da ludicidade, pessoas de qualquer idade, começam a entender o mundo, expressar suas idéias, tem facilidade em demonstrar seus sentimentos, lidar com desafios e socializar-se com as pessoas. A imaginação da criança ajuda no desenvolver do raciocínio e as suas habilidades motoras.

Nas aulas de Corporeidade, foram realizadas pesquisas, trabalhos didáticos e apresentações teóricas, que serviram para aprofundar o conhecimento sobre as diferentes culturas e os diferentes comportamentos do corpo. Aprendemos que a sociedade nos impõe um ‘’padrão’’ social, onde a mídia estabelece um copo perfeito e o corpo é movido pela mente. Podemos definir a corporeidade como o mais cedo que o indivíduo aprender os movimentos e aperfeiçoá-los bem, melhor será a sua performance.

Cabe salientar que todas as disciplinas contribuíram de alguma forma, para agregar conhecimento teórico e prático sobre a corporeidade na Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com