TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

LEIDIMAR DE MELO EVARINI – RA 8006974

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

                                                                

Centro Universitário Claretiano.

Bacharelado em Educação Física

Educação Ambiental

Prof.ª. Tânia Mara de Lima Fontellas

BARRETOS

2017

  1. QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS CIDADÃOS E PARA AS GERAÇÕES FUTURAS?

Atualmente a expectativa de vida do homem está bem maior. E nos últimos anos, a população mundial aumentou bastante, e em consequência disso o consumo de bens e coisas também teve um crescimento expressivo, fazendo com que o planeta já dê sinais de falência. Aí está o papel da Educação ambiental, dando entendimento para que as pessoas apliquem seus conceitos, tendo respeito e responsabilidade com o nosso meio ambiente.

Então a Educação Ambiental é de grande importância, pois assim podemos manter os recursos naturais que ainda nos restam. E se começarmos com atitudes educativas dentro de nossa casa, com as crianças principalmente, a família terá consciência do quanto dependemos do meio ambiente, e com certeza fará o possível para preservá-lo, deixando um mundo melhor para as gerações vindouras. Com a Educação Ambiental podemos mostrar que temos o dever de preservar, não deixando de evoluir, mas fazer isso de maneira sustentável.  

2 – RELATE UMA SITUAÇÃO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PRÓXIMA DO SEU ENTORNO (BAIRRO, CIDADE) EM QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODERIA AUXILIAR NA SOLUÇAO DO PROBLEMA, ELABORE UM TEXTO DE UMA LAUDA.

Moro na cidade de Guaira-Sp, e em um bairro vizinho ao meu, que fica em uma das saídas da cidade que vai para a zona rural do município, acontece uma situação que se encaixa na categoria de degradação ambiental. Pois os moradores de quase toda cidade jogam nas margens da estrada, todo tipo de entulhos, móveis velhos e mesmo lixo doméstico (apesar de que aqui a coleta é muito regular). Em função disso, nesse bairro há muitos insetos, ratos e mesmo urubus, que vêm atraídos pela situação de sujeira nas redondezas. A prefeitura está tentando conscientizar os moradores através de palestras nas escolas, panfletagem e até com ameaça de multar quem for pego praticando tal desrespeito ao meio ambiente. A educação ambiental será fundamental na solução desse problema, porque é essencial na sociedade, que precisa ter uma consciência ecológica, pois é necessário despertar nas pessoas o cuidado com a prática de atividades que possam causar impacto ambiental, entre elas, a poluição do ar, dos rios, a degradação do solo, o desmatamento, a produção de energia com o uso de combustíveis poluentes, o destino do lixo entre outras.

Podemos dizer que educação ambiental é uma ação que hoje já está presente, mesmo que ainda timidamente, em todas as nações que buscam o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais, pois o desenvolvimento feito de maneira sustentável não comprometerá o planeta para as próximas gerações que virão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Caderno de Ref. de Conteúdo de Educação Ambiental/ KATO, D.S.; BELLUSCI, S.

 Batatais-SP: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (121.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com