TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     EDUCAÇÂO AMBIENTAL

Tarefa: Atividade de portfólio I

Nome: Maiara Lorenna Souza

RA: 8019959

Turma: (DGEFB1701GOIA0S)

Parecer do Tutor:

1) Qual a importância da Educação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras? Elabore um texto de meia lauda.

 A Educação ambiental é de extrema importância na formação do cidadão, tem como objetivo formar mentes críticas, conscientes e atuantes. O futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza. Esse conhecimento faz-se necessário para superar os atuais impasses de nossa sociedade, pois não é a natureza que se encontra em desarmonia e sim a própria sociedade. Temos que criar medidas para que o ser humano entenda que tem deveres com o meio ambiente, que é preciso estabelecer respeito entre os seres vivos que existem no planeta, conviver com dignidade, bom senso e compromisso com a vida. O problema do mundo atual é que as pessoas acham que tem direito em excesso e não reconhecem o perigo existente entre abundância e desperdício. “Uma vida abundante não é aquela que tem sem faltar, tem sem faltar, mas não é para desperdiçar”. O planeta vivencia constantes transformações com intervenções do homem. Por esse motivo, a Educação Ambiental é necessária para que o cidadão compreenda os dilemas contemporâneas, garantindo a manutenção da vida no planeta, fazendo com que possamos viver em harmonia, assim como as futuras gerações.

2) Relate uma situação de degradação ambiental próxima do seu entorno (bairro, cidade) em que a Educação Ambiental poderia auxiliar na solução do problema. Elabore um texto de uma lauda.

 Silvânia, situa-se a leste de Goiás, na denominada Região da Estrada de Ferro, a 80 quilômetros de Goiânia, capital do estado. Teve sua ocupação e uso do solo com o declínio do ouro, a partir da pecuária extensiva estabelecida na região por grandes proprietários. O aumento das pequenas e médias propriedades deu-se pela divisão de latifúndios e aquisições de terras por agricultores imigrantes de outros estados na primeira metade do século XX. A partir da segunda metade dos anos 90, a posse da terra passou a concentrar-se nas mãos dos grandes produtores, sendo que grande parte da área é ocupada por explorações com mais de 500 hectares. A exploração predatória que surgiu a partir da exploração dos recursos naturais vem afetando negativamente a qualidade e disponibilidade desses recursos. Em função disso, grande parte das matas extraordinárias perdeu espaço para a agricultura, pecuária e mineração. Tais danos causados pela ocupação desorganizada afeta negativamente diversos biomas, entre eles o cerrado, ocasionando sérios prejuízos aos ciclos naturais e biodiversidade. É necessário reconhecer a quantidade e qualidade dos recursos naturais existentes para que seja possível propor medidas de conservação e manutenção das áreas de preservação que contribuem com o ecossistema como um todo. A educação ambiental é de extrema importância ao ser humano de maneira generalizada. É necessário tomar consciência das formas de uso dos recursos naturais, considerando que o meio ambiente vem apresentando elevados índices de degradação como desmatamento, esgotamento de solos, extinção de espécies de fauna e flora, dentre outros, consequência da falta de conhecimento acerca dos reflexos das ações humanas. Com uma realidade de características rurais bem marcantes, a educação ambiental na cidade de Silvânia, deve ser aplicada no dia-a-dia, na família, escolas, sociedade, podendo ter autonomia para progredir na diversidade cultural e ambiental a fim de despertar o respeito e uma visão de que é inaceitável colocar em risco os recursos que nos dão a vida e nos mantém no planeta. A consciência dos riscos de exploração ou conservação dos recursos naturais devem fazer parte da formação social de qualquer indivíduo, permitindo que esse seja transformador ativo para uma vida mais saudável e sustentável com a grandeza de recursos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com