TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA

Por:   •  8/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE UNIDADE 2:

EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA

Nesta atividade teremos duas perguntas a serem respondidas sobre a concepção de motricidade humana e sua relação com a disciplina de Educação Física.

Para esta temática, responda:

  1. Por que Freire (1991), no texto “Motricidade e pedagogia do movimento” destaca que devemos abordar a ação do homem (movimento humano culturalmente construído) pela perspectiva da complexidade e não pelo pensamento linear?

R: Freire por sua vez destaca que a ação do homem é cultural a ser construídas por eles mesmos, pois se quisermos viver a esse meio teremos que construir o nosso meio e o da natureza, formando então a própria natureza sendo ela a cultura. Entretanto o sujeito deve ser capaz de aprender e de se adaptar ao meio em que está inserido, ser capaz de se manter ativo ao longo do processo de adaptação, ser hábil no criar, no construir, sendo flexível para o que é novo, sendo preparado para ajustes e modificações nesse âmbito, seja nas manifestações culturais ou qualquer outra ação. Portanto a ação do homem é abordada pela perspectiva de complexidade, uma vez que as habilidades são formadas a princípio por elementos simples, que através das interações e contato com o meio se tornam mais complexos, ou seja, o pensamento linear é descartado, pois o individuo ao ser inserido em tal ambiente, o mesmo se adapta as condições que lhe é proposto sem expor sua maneira de pensar.

  1. Como a forma de pensar o movimento humano apresentado por Freire (1991), no texto “Motricidade e Pedagogia do Movimento” pode influenciar na ação de ensino nas aulas de Educação Física?

R: Pode influenciar de maneira mais organizada, os conteúdos devem estar de acordo com cada etapa, colaborando para que  esse sujeito compreenda tais manifestações, e que os conteúdos utilizados possam ser ensinados de acordo com os anos da Educação Básica, ou seja, seguindo os ciclos. Também deve ser considerado o desenvolvimento desse indivíduo levando em consideração a capacidade do mesmo na compreensão e ação. As Práticas Pedagógicas devem ser distribuídas de forma que abordem áreas do conhecimento sendo elas: Conhecimento do Próprio Corpo, Conhecimento do Meio Ambiente e Cultura da Educação Física, após isso também é inserido as dimensões do ensino que por sua vez também é objetivo da pedagogia do movimento. Lembramos que a ação de ensino nas aulas de Educação Física por sua vez tem um papel importante na vida do aluno, proporcionando para que esse indivíduo adquira experiências que irá auxiliar em seu desenvolvimento físico, psicológico e social, uma vez que é um processo contínuo de mudanças afetando principalmente a capacidade funcional do indivíduo, sendo assim sempre estão em desenvolvimento e as mudanças são perceptíveis ao longo da vida. O ambiente em que o sujeito está inserido é fundamental para o sucesso do seu desenvolvimento, e a Educação Física é uma disciplina que contribui na formação do aluno enquanto cidadão, suas manifestações alcança tanto o contexto educacional quanto o da saúde. Contudo a Educação Física é uma disciplina que por sua vez contribui no aperfeiçoamento do processo educacional como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com