TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADPTADAS PRIMEIRO PORTFÓLIO

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GABRIEL ELIAS PORTELA DO COUTO

RA 8062845

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADPTADAS

PRIMEIRO PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Clarentiano Centro Universitário para a disciplina- Educação Física para grupos especiais e adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pelo professor. Antonio Eduardo Ribeiro.

CURITIBA 2021


TIPOS DE PARADIGMAS

CONCEITO/DEFINIÇÃO/SIGNIFICADO

FORMA DE ATENDIMENTO

CRIE UM EXEMPLO

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA EXCLUSÇÃO

É a ação de excluir pessoas em situações de desvantagem e proibi-las de participar de certas atividades. É como se ignorássemos a pessoa de forma que ela nem existisse.

Esse grupo antigamente era considerado inútil, pois não conseguiam desenvolver as habilidades básicas de sobrevivência para época, tais atividades básicas eram: caçar, correr, nadar. Mas  conforme as culturas foram evoluindo, o tratamento à pessoas desse grupo “diferente” foi mudando porém elas ainda eram tratadas de forma preconceituosa, eram tratados de forma desigual. Atualmente a um melhora no atendimento a pessoas com deficiências, a espaços adaptados para que elas possam serem atendidas de maneira digna e igualitária.

Antigamente ninguém ajudava essas pessoas, pois tinham em seus pensamentos que elas eram pessoas doente, hoje em dia isso já mudou, as pessoas são tratadas de forma mais humana, e locais acessíveis para que elas possam se locomover, como rampas para cadeirantes. Há também atividades físicas destinadas a grupos especiais.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO

Era o ato de separar pessoas tidas como diferente, separando as em grupos, fazendo com que elas tivessem contatos apenas como pessoas que também possuem alguma deficiência.

Essas pessoas eram isoladas do convívio normal. Não existiam adaptações para que elas pudessem viver no meio tido como normal e também as pessoas da época não queriam que isso ocorresse.

Um exemplo dessa separação são escolas onde só existem alunos deficientes e escolas onde só possuem alunos “normais” esse é um dos vários exemplos de segregação. E também a escolas que unem esses dois mundos.

PARADIGMA HISTORICO-SOCIAL DA INTEGRAÇÃO.

É o ato de integrar a pessoa na sociedade, é ir inserindo ela para que possa viver em harmonia com os demais indivíduos.

Essas pessoas são integradas de forma gradual para que aprendam a lidar com as adversidades que iram enfrenar e assim possam conseguir viver de forma harmônica na sociedade.

Nesse caso darei um exemplo que já vivencia em quanto era estudando do ensino fundamental, havia em minha sala um aluno com deficiência mental, ele não conseguia aprender o conteúdo de maneira como os outros integrantes da turma, e ele foi remanejado para várias turmas por que alguns alunos o atacavam com palavras maldosas, e também por mais que esse aluno estivesse em minha sala, ele frequentava uma espécie de reforço no qual ele praticava atividades mais simples, como fazer desenhos livres, alguns joguinhos etc.

PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INCLUSÃO

Aqui é onde as pessoas são tratadas de forma igualitária, todas as pessoas são respeitadas.

Aqui tudo todo meio se adapta, tanto o meio físico quanto e meio social, as pessoas se respeitam.

Um exemplo pode ser uma aula de educação física onde todos os alunos independente da sua capacidade física possa participar de forma que todos se beneficiem da aula de forma que nenhum individuo se sinta menos que o outro apenas por possuir uma deficiência.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com