TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO NO VOLEIBOL DURANTE A GRANDE INFÂNCIA

Por:   •  14/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

PCC - Primeiro semestre

A atividade teve a proposta Criança vs Idoso com movimento o de zig-zag entre cones, esse movimento se enquadra como uma habilidade motora locomotora, que é parte de uma aula de Treinamento Funcional ao ar livre. Para desenvolver a atividade escolhemos o horário das 7 horas da manhã, pois este horário não haveria interferência do sol para não haver problemas no desempenho dos participantes de idades bem distintas. Os cones devem estar posicionados em uma linha retilínea, com uma distância de 70 centímetros entre eles. Os dois participantes, um por vez, deverão se posicionar  lateralmente ao primeiro cone e passar entre os cones indo para frente e para trás, num movimento de zig-zag até chegar ao último cone.

Anteriormente  a atividade foi feita uma breve anamnese, no qual foi relatado que o participante (1) , menino de 10 anos de idade, saudável, pratica futebol há 2 anos e meio, com 3 treinos por semana e já praticou natação quando tinha 6 anos de idade. E o participante (2), uma mulher de 68 anos, hipertensa controlada por medicamento (captopril), pratica apenas caminhada 5 vezes por semana, há 3 anos e 2 meses, para ajudar no controle da pressão arterial, e nunca tinha praticado nenhuma atividade a não ser a caminhada por prescrição médica.

 De acordo com Gonçalves (2012), a educação física está relacionada à corporeidade e ao movimento do ser humano, ou seja, na intencionalidade do homem de um ser corpóreo e motriz, tendo como abrangências as diversas formas de atividades físicas, vivenciando as ginasticas em geral, os jogos, os diversos tipos de dança e esportes em geral.

Então, durante a atividade, pôde-se analisar que o participante (1) realizou o movimento em sua totalidade, sendo notável sua potência de membros inferiores, devido à sua idade e sua atividade física praticada, no caso o futebol. Bompa (2002) diz que a potência é a combinação entre força e velocidade e cita como exemplos de potência, os arremessos de peso no atletismo e os chutes no futebol.

A participante (2) realizou o movimento de forma segregada, notando em evidência a sua dificuldade em fazer a passagem de costas durante movimento de zig-zag, havendo pausas por conta da perda de equilíbrio. Segundo Shepard (2003)  no inicio da velhice ocorre a perda um pouco maior de algumas funções, porém sem grandes danos à homeostasia. E Matsudo et al. (2003) afirma que, ao envelhecer, o indivíduo tende a perder massa muscular (sarcopenia), acarretando na perda da força. Nos membros inferiores, esse decréscimo é maior, o que mostra a importância de um treinamento que desenvolva esta capacidade neste segmento corporal, especialmente em idosos.

Essa diferença no desempenho se dá devido à idade bastante disprepante dos dois participantes e a atividades praticadas por eles, pois o menino de 10 anos, saudável, pratica futebol e tem em seus treinamentos exercícios pré-desportivos que se assemelham com o movimento realizado na atividade proposta, e a mulher de 68 anos, hipertensa, pratica somente caminhada e devido a sua idade, sofre os danos causados pela sarcopenia que resulta na perda de força.

Segundo Ramos (1982), no período renascentista, Vittorino da Feltre (1378-1446), que era professor de filosofia e retótica, estimulava as atividades em grupo e buscava o ideal grego de formação integral com harmonia entre corpo, mente e espírito. Com base nesse pressuposto, o treinamento funcional é uma atividade praticada em grupo e com os mesmo objetivos propostos por Vittorino da Feltre, o que caracteriza que essa atividade se encaixa nesse contexto histórico do período renascentista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com