TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  2/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DA 6º SEMANA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

SÃO PAULO – SP

2016


PORTFÓLIO DA 6º SEMANA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Trabalho apresentado a Disciplina de Educação Ambiental, Professor Marco Antonio Gomes Souto, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

SÃO PAULO – SP

2016


  1. Qual a importância da Educação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?

Com os avanços na área da tecnologia e medicina o homem passou a viver mais confortavelmente, mas a que preço? A expectativa de vida tem aumentado exponencialmente nas ultimas décadas, e, o índice de natalidade por mais que tenha caído em países desenvolvidos, se mantém estável no resto do mundo, ou seja, mais pessoas nascendo, vivendo por mais tempo, superlotando o planeta e o consumindo desenfreadamente.

Com o mundo – como o conhecemos – à beira de um colapso, a Educação ambiental se faz extremamente necessária! De que outra maneira podemos manter os poucos recursos que ainda nos restam e tentar recuperar parte do que foi perdido, se não por meio da conscientização?  Com a EA é possível educar os cidadãos do mundo para o mundo, de forma plena, enfatizar que hoje sofremos o pelas ações de nossos pais, e que – por mais incrível que possa parecer – damos continuidade no erro. É nosso dever que esse erro não se “eternalize”, é nosso dever consumir somente o necessário e repor o que for possível! Poluir menos e descontaminar tudo, solo, água e ar! É nosso dever evoluir, mas sustentavelmente, é claro!

A EA é importante, pois, só através do seu entendimento e aplicação prática de seus conceitos, será possível achar alternativas para amenizar as catástrofes naturais que só pioram a cada ano, e, talvez, garantir que as gerações futuras tenham o prazer de vislumbrar e usufruir das maravilhas do mundo, com o respeito e responsabilidade que jamais demonstrados.

  1. "A educação no processo de gestão ambiental deve, então, proporcionar condições para produção e aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como para o desenvolvimento de atitudes, visando à participação individual e coletiva no uso dos recursos naturais e na concepção de uso que afetam a qualidade do meio ambiente em seu sentido mais amplo" (QUINTAS, 2004 apud KATO, D. S.; BELLUSCI, S. 2013). Quais seriam essas atitudes? Cite duas atitudes individuais e duas atitudes coletivas.

É interessante pontuar que qualquer atitude positiva só será tomada (individual e coletivamente) após a disseminação dos princípios da EA, o que de fato é dever de todos, mas num primeiro momento é papel do Educador, e, para tanto o mesmo deve agir como multiplicador do saber, aliando seus conhecimentos às práticas sociais e culturais, usando a multidisciplinaridade, o dialogo entre as áreas e educando pelo exemplo. Exemplo esse, mostrado em atitudes de responsabilidade ambiental presentes no dia a dia, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (912.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com