TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ISADORA ZÉLIA DE SOUZA–8020522

Educação Física Bacharelado

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Orientador: Prof. Danilo Aqueu Rufo

POLO BELO HORIZONTE MG

2016


  1. SUMÁRIO

1        Qual a importância da Educação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?        3

2        Relate uma situação de degradação ambiental próxima do seu entorno (bairro, cidade)        3

REFERÊNCIAS        5


  1. Qual a importância da Educação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?

A humanidade como se apresenta nos dias de hoje é insustentável e o jeito para transformar essa situação para nós e para gerações futuras é a educação.

A educação Ambiental propõe abranger todos os cidadãos e procura promover uma consciência crítica sobre o problema ambiental.

Esse problema nos revela uma crise da própria sociedade. Não é a natureza que se encontra em desarmonia, é a própria civilização. É essencial para todo ser humano cumprir com suas responsabilidades e cuidar bem da natureza e do meio ambiente em que vive. O processo de educação ambiental pede uma mudança no nosso comportamento.

Desde os anos 60 se debate a relação do homem com a natureza, buscando-se alternativas sustentáveis e a sustentabilidade é um dos caminhos para a mudança da relação do homem com a natureza.

A educação ambiental vem como uma ferramenta indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável, transformando a consciência dos indivíduos, levando a mudança de valores e comportamentos e, assim, assegurando um planeta para nós e para gerações futuras. Afinal, vivemos e dependemos desse planeta para nossa sobrevivência.

  1. Relate uma situação de degradação ambiental próxima do seu entorno (bairro, cidade)

A degradação dos recursos naturais dentro das cidades é evidente. Entre tantos problemas, temos a utilização de lotes vagos, como espaço de depósitos de todo tipo de imundície de uma sociedade consumista. Isso nos leva a crer que o cidadão tem pouca ou nenhuma noção do que é viver em uma sociedade.

Um lote vago cercado e limpo pela manhã não é o mesmo à tarde, pois os moradores locais usam o espaço para depositar lixo de qualquer espécie, sem considerar as graves consequências que isso traz para a saúde, como proliferação de insetos e transmissão de doenças para os bairros da cidade.

Citando aqui a cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, existem vários lotes vagos que servem de depósitos de todo tipo de lixo como, sobras de matérias de construção, eletroeletrônicos, entre tantos outros.

A educação ambiental é uma ferramenta indispensável, pois alcança todos os níveis de ensino e chegando às famílias, conscientizando a todos da importância de se conservar o meio ambiente em que vivemos.

A educação ambiental propõe abranger todos os cidadãos, desenvolvendo uma consciência crítica sobre o problema ambiental. O problema com os lotes vagos nos revela, antes de tudo, uma crise da própria sociedade, pois não é a natureza que se encontra em desarmonia e sim a própria civilização.

É essencial para todo ser humano cumprir com suas responsabilidades, cuidar bem da natureza e do meio ambiente em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com