TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar

Por:   •  30/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar

O que é? Como é feito?

O teste consiste em submeter o individuo a um exercício de intensidade gradativamente crescente, habitualmente através de esteira ou bicicleta estacionaria até a exaustão ou surgimento de sintomas e/ou sinais de limitações. A analise gasométrica é realizada com auxilio de máscara facial ou sistema bucal utilizado durante o teste. O paciente e monitorizado durante todo o exame com eletrocardiograma, oximetro de pulso e medidas de pressão arterial. Neste exame se mensura a ventilação (VE), o consumo de oxigênio (VO2), a produção de gás carbônico (VCO2) e as demais variáveis.A análise integrada dos dados permite a completa avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e metabólico no esforço. Diferentemente do teste ergométrico que avalia de forma ampla o funcionamento cardiovascular durante um esforço físico. Onde é observado sintomas, comportamentos da frequência cardíaca, pressão arterial e eletrocardiograma, antes, durante e depois do esforço.

Indicações:

Auxilia no esclarecimento de sintomas como falta de ar, cansaço e fadiga, podendo diferenciar, pela análise de diversas variáveis, os mecanismos responsáveis por eles, sugerindo origem cardíaca, pulmonar ou muscular. Também pode ser de grande aplicabilidade na avaliação prognóstica em cardiopatas, pneumopatas e em pré operatório como também avaliação para transplante, além de auxiliar na prescrição mais criteriosa do exercício em sujeitos normais, em atletas, em cardiopatas e em pneumopatas.

• Atualmente é muito popular na área de medicina do esporte por auxiliar na avaliação de atletas amadores e profissionais, excluir doenças que possam colocar em risco sua saúde e fornecer parâmetros que colaboram para a melhora do desempenho esportivo.

Contra indicações:

Infarto agudo do miocárdio nos primeiros 2 dias , Angina instável .Arritmia complexa não controlada ,Estenose aórtica grave sintomática ,Insuficiência cardíaca descompensada, porque essas condições aumentam muito o risco de complicações.

Riscos:

Em geral é um exame seguro. Como complicações simples e passageiras o paciente pode apresentar tonteira e dispneia. Como complicações mais graves, excepcionais, podem ter parada cardíaca durante o exame.

Duração:

A duração total do teste, varia normalmente entre 8 e 12 minutos, seguindo-se um protocolo individualizado, com incremento progressivo do esforço, sempre acompanhado por um médico especializado.

Antes de fazer o exame siga as instruções:

1) Não use creme, gel ou óleos na pele;

2) Use roupas confortáveis para exercício físico;

3) Não fume por 2 horas antes do exame;

4) Não faça o teste em jejum;

5) Não pratique nenhum exercício físico nas 12 horas que antecedem o exame.

Sobre o teste ergométrico convencional e o teste cardiopulmonar de esforço (ergoespirometria),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com