TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Claretiano

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

               FISIOLOGIA HUMANA

Disciplina: Fisiologia

Tarefa: PROJETO DE PRATICA

Nome: Bruno da Cruz Magalhães

RA: 8033089

Turma: DGEFB1701RJOA0S

Título: Alterações do sistema cardiorrespiratório durante e após o exercício

Ano: 2018

Professor: Gabriela Ferreira Oliveira de Souza

Objetivos

   Compreender a anatomia do sistema cardiorrespiratório.

• Discutir os conteúdos estudados na disciplina, as alterações fisiológicas do Sistema Cardiorrespiratório, que ocorrem durante e após a prática do exercício.

Metodologia

Deverá explicar quais as alterações do Sistema Cardiorrespiratório durante e após o exercício físico. Após colocar as adaptações do sistema, você deverá argumentar por que estas adaptações são importantes para a realização do exercício e das atividades em intensidades maiores. Em seguida, você descreverá suas conclusões sobre as alterações colocadas no desenvolvimento e, como que estas alterações contribuem durante o exercício e, como pode possibilitar que indivíduos treinados consigam exercitar em uma intensidade maior, quando comparado com os destreinados.

Introdução

Atualmente, o qual a era digital se faz mais presente no cotidiano, a atividade física tem sido colocada em planos inferiores, o sedentarismo tem aumentado pois as pessoas despendem tempo demasiado com smartphones, televisões, computadores, vídeo games e outros eletrônicos em detrimento as atividades físicas e como consequência tem ocorrido a diminuição da efetividade cardiorrespiratória.

Desenvolvimento

A pratica de exercícios físicos tem demonstrado causar ao longo dos anos diversos benefícios a saúde dos indivíduos, no sistema cardiorrespiratório não é diferente, o coração funciona num padrão de bombeamento sanguíneo em cada ser humano, porém, com o incremento da atividade física no cotidiano e sendo supervisionada por um profissional que trabalhará a progressão da intensidade da atividade,  esse padrão de funcionamento pode ser alterado, fazendo com que o coração seja mais efetivo, bombeando mais sangue fazendo menos contrações. Durante a pratica de atividades físicas há um aumento da demanda sanguínea muscular, causando uma vasodilatação e consequentemente aumenta o fluxo de O2 nos músculos, mas existe um ponto máximo de transporte de oxigênio aos músculos esqueléticos em exercício chamado V0²Max. A atividade física promove também o aumento do HDL (colesterol bom) que ajuda a reduzir o acumulo de gorduras nos vasos sanguíneos.  Não só o coração mas também o pulmão é beneficiado pela prática de exercícios físicos, pois com esta prática os alvéolos pulmonares aumentam de volume, melhorando a captação de oxigênio e oxigenando com mais eficiência o corpo no geral. Estudos feitos com maratonistas mostraram um significativo aumento da massa cardíaca, pelo treinamento de anos do esporte, essa adaptação corporal provocou nos atletas um melhor funcionamento do musculo cardíaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com