TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GINÁSTICA GERAL NO MUNDO E NO BRASIL

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CASCAVEL

HISTORIA DA GINÁSTICA GERAL NO MUNDO E NO BRASIL

CASCAVEL

2015


Nome                                                         R.A

Bruna Dos Santos Correia                        2485743205

Scheila Borges Dos Santos                       1588951508

Suelen Marques Martins                           2484647077

Katia Patria Patricio Moura                      1417233668

Lucas Do Nascimento de Gama                2495701872

Claudinei Henrique Dos Santos Perreira  2485724833

Adriana Farias                                           1567238989

Eduardo Ferreira                                        1587934348

Trabalho desenvolvido na disciplina de Ginastica apresentado à FAC – Faculdade Anhanguera de Cascavel como exigência para a avaliação na Atividade de ATPS, orientações, professor (a): Andrea Regina Da Silva

CASCAVEL

2015

Resumo

Esta pesquisa objetivou conhecer a história da Ginástica no Mundo e no Brasil, seus conceitos e evolução ate o panorama atual , compreender um vasto leque de atividade físicas, nas quais acontecem manifestações Gímnicas e/ou culturais. 
A Ginástica Geral engloba os tipos de Ginástica de Competição, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica Desportiva, Ginástica Aeróbica, a dança, atividades folclóricas, com e sem aparelhos e também as expressões folclóricas a todas as idades, acrescentando ainda que ela desenvolve a condição física e a integração social. A Ginastica Geral também 
contribui para o bem estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social, Na busca de um conceito para esta modalidade, defronta-se como uma enorme abrangência da Ginástica no cenário da atividade física e ao invés de estabelecer um conceito único, que certamente restringiria o entendimento deste imenso universo. Finalizando faz uma análise da estrutura da Ginástica no mundo, enfocando a evolução, os objetivos e a composição da Federação Internacional de Ginástica (FIG), considerada como a instituição mais antiga e com maior abrangência internacional nesta área. 
A ginástica é um dos conteúdos curriculares da Educação Física Escolar – que deve abordar os elementos da chamada Cultura Corporal. Essa Cultura Corporal é composta, especialmente, 
por: Ginásticas; Danças; Esportes; Jogos e Lutas. Entre os inúmeros tipos de ginástica (como as de academia, por exemplo), existem sete modalidades oficialmente reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica e Confederação Brasileira de Ginástica. São elas: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos. Algumas dessas modalidades são praticadas nas nossas escolas, no entanto, a maior parte delas exige recursos físicos, humanos e materiais muito especializados e dificilmente encontrados. Neste artigo, apontamos a Ginástica Geral, que é uma manifestação gímnica bastante abrangente e de base – englobando as outras modalidades ginásticas e mais a dança, o folclore, o jogo e a cultura em geral – também, corroborando valores e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Brasileiro e, ao mesmo tempo, corroborando valores e orientações da Educação do Lazer, que consideramos fundamental ao desenvolvimento humano. A Ginástica Geral é um caminho, uma solução para a prática da ginástica no âmbito da escola, podendo/devendo, portanto, integrar o grupo de atividades formais (aulas de Educação Física) e não formais (atividades extracurriculares) para alunos de 1ª à 8ª séries. O texto que se segue a busca explanar uma proposta, que a sugere, como atividade física de lazer sério, dentro do âmbito da escola, sendo conteúdo, tanto das aulas de Educação Física Escolar, quanto das atividades físicas extracurriculares. A Ginástica Geral é, a nosso ver, apropriada aos diferentes contextos. Nossa sugestãobaseia-se na realidade vivenciada e nos estudos do referencial teórico, tratando-se de um estudo teórico-prático, envolvendo pesquisas empíricas, analíticas, avaliativas, estratégicas, e práticas de implantação. Ao final, relatamos algumas de nossas conclusões e revelamos estudos futuros.

Introdução

      Este trabalho procura contextualizar a Ginástica no cenário da Educação Física

enfocando seus campos de atuação, os conteúdos que a caracterizam e sua estrutura

organizacional, apresentando uma visão global do universo da Ginástica, para então aprofundar o entendimento sobre a Ginástica Geral.

    A ginastica deu inicio a milhares de anos, naquees distantes dias onde os homens recorriam a exercicios como forma de treinamento para guerra e caças, Na antiga Grécia, a ginástica era muito mais importante. Durante os primeiros Jogos Olímpicos, no ano de 776 A.C. Os gregos descobriram o valor dos sistemas de exercícios como preparação para algo mais que a simples luta e o salto, e também fomentaram a aptidão física geral como algo vital para o desenvolvimento físico da pessoa. Os movimentos ginásticos contribuem para esta aptidão geral.

    Durante a queda do impérios Grego a cultura se tornou escasa, e Durante muitos séculos, somente os acrobatas mantiveram vivas as habilidades da ginástica, e somente o no século XIX resurgiu a ginástica e outros desportos. Na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerras de maneira geral.

    Na Grecia ela surgiu como ideia para a beleza humana, onde a pratica do mesmo era de suma importancia para a educação corporal em Atenas, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, e como preparação para guerra em Esparta, O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C-393 d. C), demonstra a importância da atividade física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (319.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com