TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  7/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.613 Palavras (23 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 23

RECREAÇÃO (ZÉ DU)

RESUMO DO TIO PATRICK

 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A educação física é uma disciplina aplicada na educação brasileira para a recreação, o desenvolvimento motor e o engajamento dos estudantes no mundo esportivo. Esta matéria percorreu um longo caminho na história da educação brasileira até se tornar parte oficial do currículo.

Iniciou-se no final do século XIX em transição com XX, através da alta taxa de mortalidade infantil no Brasil, então começaram a cultivar hábitos de higiene, investir em saneamento básico (Tratamento médico, hábitos de higiene, medicamento, saneamento).

Os primeiros professores foram os enfermeiros, médicos, dentistas, professores da área da saúde, que começam a ensinar hábitos de higiene, a disciplina na escola chamava-se ‘’Conceitos de Higiene e Saúde’’.

Em 1823, Joaquim Antônio Serpa, elaborou o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”, exercícios somente para meninos, com objetivos condicionador e disciplinador, Ginástica Calistenia (significa cheio de vigor, força, buscar pela exercitação a harmonia do corpo). Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória.

Em 1882 Rui Barbosa, denota importância à Ginástica, defendendo-a como elemento indispensável para formação integral da juventude. Rui Barbosa, buscava inserir a Ginástica nos programas escolares como matéria de estudo e em horas distintas ao recreio e depois da aula. O Senador baiano Rui Barbosa começou a valorizar o higienismo nas escolas, assim criou a disciplina Gymnastica, a força da lei (1940-1950). A história da Educação Física escolar no Brasil começou numa época bastante conservadora para o país. A introdução desta matéria foi iniciada com as fileiras militares, que eram guiadas por recomendações médicas. Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da gymnástica na época.

EDUCAÇÃO FÍSICA

X

RECREAÇÃO

Matriz – Campo Educacional

Bacharel

 Lúdico

Licenciatura

 Formação Educativo

Profissional de Educação Física

 Licenciatura e Bacharel

Professor de Educação Física

 Licenciatura – Ensino

– Escola

O higienismo e o militarismo estavam orientados em princípios anátomofisiológicos, buscando a criação de um homem obediente, submisso e acrítico à realidade brasileira

As primeiras universidades de Educação Física eram militares, a primeira escola civil de Educação Física foi em 1910 na USP/SP e a segunda UFRJ. Neste contexto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nomeou as disciplinas com orientação teórica e as de cunho prático que só reprovavam por faltas, como Educação Artística, Inglês e Educação Física. Com isso, a educação física ganhou um programa de aulas que contempla a prática de ginástica, jogos, desportos, danças e recreação. O objetivo desta matéria é estimular os hábitos saudáveis de vida, o equilíbrio e o desenvolvimento do corpo e do espírito. O currículo da Educação Física está em vigência desde 1996. Atualmente, a educação física é aplicada em todas as escolas brasileiras, sem distinção de sexo ou porte físico. Existem 5 campos da Educação Física:

 (I). Educacional

HIGIENISMO

─ Gymnástica; Rui Barbosa; Joaqui, A. Serpa; Matriz = Escola; Médicos Militares; Professor e aluno.

 (II). Esportivo/Desposto

─ Déc. 60 – 64, golpe militar; usavam alienação que os verdadeiros representantes do Brasil eram os Tri Campões do futebol de 1970, técnica iniciada com Hitler, que foi o pioneiro que utilizou o esporte como propaganda de governo. Deixa o higienismo de lado e começa o Esportivismo (Seleção), que é voltado para a performance (Resultado, vitória, capital, patrocínio, Marketing, Tv.)

 (III). Saúde

─ Iniciou-se em 1970 nos Eua, com alta taxa de obesos nos Estados Unidos (“American Way Of Life’’), a classe médica difundiu o mercado de academias culturalmente que se fundiu nos EUA, responsável por isso foi o Dr. Keneth Cooper através da mídia, com atrizes como Ian Founda com programas de TV de ginastica (Criado a ginastica aeróbica).

 (IV). Recreação

─ Iniciou-se em 1980/90, com o objetivo de ocupação saudável do tempo livre, saúde, qualidade de vida.

 (V). Gestão (Administração/Esportiva)

─ Algo novo do século XXI, tem como base consultoria, palestras etc.

 RECREAÇÃO

A palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear, reproduzir ou renovar. Entende-se por recreação a todas as atividades e situações em que acontece uma diversão, assim como através do relaxamento e do entretenimento, com o objetivo de ocupação saudável do tempo livre, saúde, qualidade de vida, mas como objetivo principal criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas; possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e na afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional. Principais características das atividades recreativas

A falta da recreação resulta em acumulo de estresse, tanto no ser humano como no animal. Ao oposto disso, a recreação e o lazer libera hormônio de bem estar, como endorfina, serotonina.

 HISTÓRIA DA RECREAÇÃO O “moderno” conceito de recreação foi criado e amplamente difundido nos EUA, no final do século XIX. Neste período, a Recreação foi revestida de uma finalidade social. Passou a ser vista como parte da religião, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com