TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia e Teoria da Educação Física

Por:   •  14/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

DENIS JOSÉ DA SILVA – RA:8049908

PORTFÓLIO HISTÓRIA E

TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

História e Teoria da Educação Física

Tutora Silvana Sousa Ramos

POÇOS DE CALDAS

2018

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

Tutor: Silvana Sousa Ramos

R.A.: 8049908

Aluno: Denis José da Silva

Turma: DGEFL1801PCLA0O

ATIVIDADE

Com base nas leituras indicadas até o momento, responda as questões a seguir, utilizando o máximo de duas páginas.

  1. Complete o Quadro que segue com os dados necessários, acrescentando linhas dentro do quadro.

De acordo com Impolcetto (2013) o quadro abaixo descreve os períodos históricos da Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Renascimento e Idade Moderna assim como a prática corporal e atividade predominante, publico alvo e a função das atividades físicas em cada período.

Período Histórico

Prática Corporal / Atividade física predominante

Público Praticante

Função

Pré-história

Neste período praticavam todo tipo de atividade física, a dança era praticada de forma lúdica e ritualista.

Os homens que viviam como  nômades,e com tempo alguns grupos passaram a fixar moradias.

A utilidade das atividades físicas por proporcionar o fortalecimento do corpo,os homes necessitavam de força e resistência  para se defenderem de predadores e em busca de alimentos. Os grupos que fixaram moradias passou a utilizar como treinamento para se proteger das invasões dos nômades.

Idade Antiga

Na Grécia antiga eram voltadas para corrida, saltos, natação e lançamentos,os principais jogos eram a corrida, saltos e lutas a Grécia é o berço dos jogos olímpicos que surgiu em homenagem a Zeus.Na Roma antiga eram praticados natação,corridas e saltos, os jogos na Roma antiga eram a corrida de carros, e combates de gladiadores e lutas contra animas selvagens.

Na Grécia antiga jovens, adultos e atletas podiam praticar as atividades, para participar dos jogos olímpicos tinha que ser cidadão grego livre, não podendo ser escravo nem estrangeiro. Na Roma antiga todos cidadão que pertencia ao Estado de Roma,os escravos optavam por se tornarem gladiadores para conquistar a liberdade.

Na Grécia antiga as atividade tinha por finalidade a formação guerreira, a destreza, a força e a beleza. Na Roma antiga a prática corporal eram com finalidade guerreira e conquista de povos.

Idade Média

A cavalaria foi a mais importante neste período, alem da pratica de saltos, corridas, jogos de lutas, natação entre outras. Os jogos eqüestres eram os mais predominantes neste período, como o Torneio, Giostra, Passo d’Arme, Quintana e a Gualdana

Os cavaleiros e os jovens aprendizes de cavaleiros que recebia treinamento para ser denominando escudeiro ate ser nomeado cavaleiro.

Os cavaleiros e jovens aprendizes de cavaleiro recebiam treinamento com utilidades militares e religiosos.

Renascimento

O movimento intelectual, estético e social, as atividades praticadas eram salto, corrida, natação, luta, equitação e dança. A atividade física predominante eram os jogos com bola,

Leonardo da Vinci, Montaigne e Francis Bacon foram pensadores que ajudaram na inclusão da ginástica, jogos e esporte nas escolas.

|Sendo as atividade físicas mais teóricas para a formação de indivíduos e para preparação militar,regrar os jogos sendo que muitos jogos com bola da atualidade foram originados do período do renascimento.

Idade Moderna

Na idade Moderna surgiu os movimentos ginásticos europeus os mais conhecidos eram o alemão, o sueco, o nórdico e o francês, OS exercícios se compreendia em correr, saltar, arremessar e lutar.

OS métodos foram desenvolvidos para o desenvolvimento e fortalecimento da população, sendo assim  todos poderiam praticar os métodos de ginásticas europeus.

Os métodos foram desenvolvidos para  fortalecer o povo fisicamente com a finalidade de preparação militar.

  1. A Educação Física no Brasil é implantada via escola. Cite as tendências que influenciaram a Educação Física Escolar desde sua inclusão no Brasil até os anos 1980. Descreva exemplos de atividades que marcaram cada umas da tendências citadas. Não se esqueça de citar as referências das obras que foram consultadas para a elaboração da atividade.

Segundo Impolcetto (2013) no inicio da educação física escolar no Brasil a principal tendência era a  higienista com objetivo de dar qualidade a saúde, com a intenção de afastar os alunos de maus hábitos que poderiam prejudicar a saúde individual e da sociedade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (351.7 Kb)   docx (781.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com