TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Gustavo Rezende Silveira

8124029

História e Teoria da Educação Física

Educação Física Licenciatura

Portfólio Ciclo 2

Trabalho      apresentado    ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina História e Teoria da Educação Física como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pela professora: Ana Martha de Almeida Limongelli.

Polo Uberlândia 

2023

Portfólio Ciclo 2

OBJETIVOS:

- Compreender o enfoque sociocultural histórico das Práticas Sociais da Educação Física

- Identificar as Práticas Sociais da Educação Física

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com base nas leituras e estudos realizados nos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2, responda as questões conforme o Modelo apresentado abaixo:

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

MODELO DA ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 2

1) Cite as Práticas Sociais da Educação Física trabalhadas no conteúdo do CRC da disciplina - Unidade 2

RESPOSTA:  As práticas sociais trabalhadas foram o trabalho e o tempo livre e as influências que eles exercem em tais práticas, lazer e recreação, atividades de lazer. E na classificação das atividades de lazer temos atividades físicas de lazer, atividades manuais de lazer, atividades artísticas de lazer, atividades intelectuais de lazer, atividades associativas de lazer, atividades turísticas de lazer. Outras formas de práticas sociais são brincadeira que pode ser caracterizada como espontânea,voluntária, que não possui regras fixas, busca prazer e diversão, completa em si mesma e o jogo possui regras fixas, é menos espontâneo, busca prazer e diversão e é completo em si mesmo. Outra prática social é o esporte, dança que pode se dividir em étnica, folclórica, de salão ou sociais teatral e artística.

2) Escolha uma das Prática Sociais da Educação Física trabalhadas no conteúdo estudado. Cite a função da Prática Social escolhida em dois períodos históricos diferentes. Justifique a diferença de funções baseado nos estudos realizados no CRC da disciplina – Unidade 1.

RESPOSTA: Dança. A dança no na pré-história tinha o objetivo de representação para alcançar algo desejado, como por exemplo abater um animal. A dança era usada como caráter lúdico em cerimônia de adoração e culto aos espíritos, era ritualístico e executada pelos magos e sacerdotes. O segundo período da história é a idade média onde a Dança foi condenada pela igreja católica por causa do seu conteúdo pagão que era ligado às antigas religiões. Portanto na pré-história a Dança era mais no sentido lúdico e já era até bem aceita enquanto na idade média era repreendida pela igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com