TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação Física

Por:   •  29/3/2023  •  Tese  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas:

Resposta da questão 1:Para melhor compreensão da importância da história da educação é necessário analisar todos os aspectos anteriores a educação como, por exemplo, quando não existiam creches, escolas, ensino superior e todo outro tipo de educação que se tem hoje. Tendo isso deve-se pensar como a educação era gerada a partir da família e se realmente chegava a ser considerada educação, assim, muitos eram analfabetos, sem mesmo conhecer o básico de matemática ou de cultura.
Ademais, convém mencionar que tudo que se tem hoje é porque passou por muitas modificações ao longo do tempo (e ainda passa por algumas). Nesse contexto, para entender essa evolução histórica é necessário estudar o básico de como tudo aconteceu e adquirir conhecimento o suficiente para aceitar que as coisas ainda precisam melhorar. Além disso, uma frase muito importante, do pensador Heródoto, é que “para idealizar o futuro é preciso compreender o presente depois de pensar no passado”, o “passado” sendo assim comparado à história

Resposta da questão 2:

O ensino tradicional da História, em geral, é feito na base da memorização de fatos, pois é apresentado para as pessoas sendo uma simples sequência de ideia, uma mera cronologia. Logo, se torna uma disciplina desprovida de sentido.

A analogia feita por Dermeval Saviani, professor, filósofo e pedagogo brasileiro, nos ajuda a entender essa falha de aprendizado. Dado que, a comparação é feito no seguinte sentido: o autor da peça não aparece, geralmente fica oculto nos bastidores, porém ele é o idealizador da trama; já os atores apresentam aquele papel que o foi designado, estando em evidência na peça e sendo cultuados. Já na historiografia temos o seguinte acontecimento: os fatos de bastidores que são importantíssimos para a compreensão da história são deixados de lado, ou não são explorados com a devida importância, enquanto os “principais acontecimentos” são introduzidos em uma ordem cronológica, assim sendo perdido a compreensão do fato e sendo levado a memorização do aluno.

Resposta da questão 03

Consiste em ter uma postura inquieta e curiosa de aprofundamento nas informações, que acaba nos fazendo compreender o que realmente está acontecendo, em fatos que geralmente não são explorados o suficiente e revelados para toda a sociedade.

Resposta da questão 4

Com base nos dados indicados nos textos, discutam as prováveis dificuldades em realizar pesquisas sobre a história da educação brasileira.

A falta de cuidado com a preservação da memória nacional é possivelmente um dos maiores obstáculos vivenciados pelos pesquisadores da história da educação no Brasil. A exemplo, o descaso da imprensa com antigos jornais do Rio de Janeiro: arquivos incinerados;  material fotográfico doado ao acervo do Arquivo Nacional que  ainda não tinha sido organizado em 1984.Outro óbice, foi a repressão política dos governos militares pós 64, que preservou acima de todos os outros, apenas os dados da política externa do país. Há também o decreto nº 4122 de 1968,  que estabelece que o público só terá acesso aos documentos anteriores a 1900, com a exclusão da Guerra do Paraguai. É evidente a negligência da imprensa e dos governantes  com a nossa memória nacional, diferente de outros países ainda não temos registros históricos classificados em potentes  computadores. A inexistência desses registros faz com que os historiadores busquem por  acervos da memória brasileira em outros países, como: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha Oriental, Itália – em Milão na Fundação Feltrinelli, existe um arquivo do Movimento Operário Brasileiro. Já no  Brasil o Arquivo do Itamaraty, o segundo maior do país se negou a dar informações ao jornalista Fernando Moraes, para escrever o livro  da vida de Olga Benário, sendo que o mesmo teve acesso a todos os arquivos internacionais, citados acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com