TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Atletismo

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A história do Atletismo acompanha o homem desde os tempos dos nossos ancestrais. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. Precisamente por aprimorar as habilidades básicas de correr, saltar e lançar, o homem garantiu sua história.

Aliás, há indícios da prática do Atletismo há pelo menos cinco mil anos, primeiro no Egito e na China e, logo depois, na Grécia. O Atletismo recebeu seu formato moderno no começo do século XIX, na Inglaterra. Basicamente, ele engloba as competições em estádio, como as corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas.

As provas combinadas por exemplo, são competições esportiva que envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar um atleta mais completo. São elas, Decatlo para o gênero masculino e o Heptatlo para o gênero feminino. Fora as provas combinadas Pentatlo e Octatlo.

As provas do Decatlo são provas voltado para o sexo masculino composta por 10 provas. Sua origem vem do Pentatlo dos Jogos Olimpícos na Antiguidade. Prova realizada em dois dias e esta modalidade foi introduzida nos Jogos de 708 a.C. Heptatlo é uma modalidade voltada para o sexo feminino composta por 7 provas e obrigatoriamente sequência das provas não podem ser alteradas. É uma prova que devera ser realizada em dois dias.

Pentatlo do grego pente (cinco) e athlon (competição) é uma modalidade desportiva composta por cinco provas. Ao longo da história teve diversas configurações. Pentatlo Clássico realizado nas edições dos Jogos Olímpicos entre 1906 e 1924, na altura somente os homens participavam dos Jogos.
Pentatlo feminino uma prova olímpica praticada entre as edições de 1964 e 1980, sendo depois substituída pelo heptatlo. A prova é realizada num só dia, havendo um intervalo de 30 minutos entre os vários eventos.

Octatlo é também uma das provas combinadas, mas realizadas para categorias 'menores', 'juvenil', 'mirim'. Compreende oito provas a serem realizadas em dois dias consecutivos.

Portanto, no mundo do atletismo temos várias provas dentre elas, as provas combinadas. Onde, as provas combinadas são divididas em Decatlo e Pentatlo; Heptatlo e Decatlo; Octatlo. essas categorias se referem a homens adulto e jovenis, mulheres adultas e jovenis e a categoria mirim.

Referencias:

https://prezi.com/whul-r5julea/introducao-historia-das-provas-combinadas/

https://prezi.com/t4ywvlrihobb/provas-combinadas-no-atletismo/

http://omundoolimpico.blogspot.com/2015/04/entenda-as-provas-combinadas-no.html

http://www.cbat.org.br/acbat/historico.asp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com