TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Basquete

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.067 Palavras (17 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar os movimentos feitos pela articulação do punho em um arremesso de basquete com salto. O mesmo abordará a definição e o envolvimento de estruturas na execução do movimento, tais como, músculos, articulações e ossos.

O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tensão dos músculos multiarticulares da mão á medida que se ajustam as diversas atividades e formas de preensão. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nos controlamos nosso ambiente e expressamos ideia e talentos.

História do Basquete

No rigoroso inverno de 1891 Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense de educação física para lhe propor um desafio: Criar um jogo sem violência que pudesse ser praticado em ambientes fechados durante o inverno e fosse capaz de estimular os alunos à prática de atividades físicas.

As primeiras idéias do professor Naismith foram que o novo jogo deveria ser jogado com as mãos, precisava ter uma bola, um alvo fixo e, principalmente, ter um sentido coletivo.

Augusto Shaw residiu no Brasil até 1914 e não pôde ver a massificação da modalidade no país que só aconteceu a partir da primeira década do século XX. Um dos grandes responsáveis pela popularização do basquete no Brasil foi Henry J. Sims, diretor de educação física da ACM do Rio de Janeiro.

Por se tratar de um esporte jogado com as mãos e com pouco contato físico, em seus primeiros anos por aqui o basquete foi mais popular entre as mulheres. Só em 1896 que Shaw conseguiu convencer seus alunos de que a modalidade não era coisa de garotas e foi neste ano que se criou o primeiro time masculino do país, a equipe do Mackenzie College.

FUNDAMENTOS DO BASQUETE

  • Passe
  • Drible
  • Rebote
  • Lance-livre
  • Arremesso

Arremesso com salto: É um arremesso utilizado com um salto. O jogador pode utilizar uma ou duas mãos para o arremesso, usando os cotovelos e o corpo para proteger a bola. Usa as duas mãos para segurar a bola na altura da cabeça e quando o jogador atinge a altura máxima do solo, arremessa a bola com uma das mãos e depois estica o braço, terminando com uma flexão do punho.

[pic 1]

Ossos e Articulações

Partes Ósseas

Punho: radio distal, escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

Mão: 5 metacárpicos e 14 falanges compõem a mão e 5 dígitos. 

Articulação é o local de junção de dois ossos. É ela que permite os movimentos corporais. As articulações são revestidas por um tecido branco e elástico, denominado cartilagem. Para evitar atritos, elas são lubrificadas pela secreção da membrana sinovial que as rodeia. Os ligamentos inseridos nos ossos mantêm as articulações na sua posição. Há vários tipos de articulação.

A articulação de dois ou mais ossos permite vários tipos de movimentos. A extensão e o tipo de movimento determinam o nome aplicado à articulação. A estrutura óssea limita o tipo e a quantidade de movimentos em cada articulação. Algumas articulações são bastante limitadas

Enquanto outras têm uma variedade de amplitudes de movimento.  O tipo e a amplitude de movimento são semelhantes  em todos os humanos ; contudo a liberdade , amplitude de vigor dos movimentos são limitados por ligamentos e músculos .

As  articulações são agrupadas em três classes , com base na quantidade de movimento possível .

 Articulações Sinartrodiais :(imóveis )

Encontradas nas suturas dos ossos cranianos e alvéolos dos dentes

Articulações  Anfiartrodiais : (ligeiramente moveis )

Estruturalmente, esta articula; ’ao  são divididas em dois grupos

Sindesmose

Tipo de articulação mantida unida por fortes estruturas ligamentares que permitem o mínimo movimento entre os ossos. São exemplos a  articula;’ao coracoclavicular e a articula;’ao tibiofibular  inferior.

Sincondrose

Tipo de articulação separada por uma fibrocartilagem que permite pouco movimento entre os ossos. São exemplos a sínfise púbica a as articulações costocondrais das costelas com o esterno.

Articulações  diartrodiais: (livremente moveis )

Estruturalmente este tipo de articulação pode ser dividido em três grupos         

Artrodial :( articulação deslizante )

Duas superfícies ósseas planas ou chatas que se encontram uma com a outras, permitindo limitado movimento de deslizamento. Exemplos  são os ossos cárpicos do punho e as articulações  tarsometatarsianas  no pé.

Condilodial : ( articula;’ao de esfera e soquete biaxial )

Tipo de articulação no qual os ossos permitem movimento em dois planos sem rotação. São exemplos  o punho entre radio e a fileira proximal dos ossos do carpo , ou a segunda , terceira , quarta e quinta articulações metacarpofalangianas .

Enartrodial: (articulações  de bola e soquete multiaxial )         

Tipo de articulação que permite movimentos em todos os planos. Exemplos  são  as articula;oes do ombro  (glenoumeral )e do quadril .

Gínglimo :( articula;ao em dobradiça)

Tipo de articulação que permite uma larga amplitude de movimento em apenas um plano. Exemplos são as articulações do cotovelo tornozelo e joelho

Selar :(articulação em sela )

Este tipo de Recepção recíproca [e encontrada apenas no polegar, na sua articulação carpometacarpiana , e permite movimentos de bola e soquete com exceção  de rotação

Trocoidal :(articulação de pivô )        

Tipo de articulação com um movimento rotacional  em torno de um eixo longitudinal .

Um exemplo é a rotação do radio na articulação radioulnar.

Articulação do punho

A articulação do punho e classificada como uma articulação do tipo condiloide, permitindo flexão extensão, abdução e adução. O movimento do punho ocorre principalmente entre o radio distal e a fileira carpiana proximal que consiste no escafóide semilunar e piramidal. A articulação permite 70° a 90°de flexão e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (644.9 Kb)   docx (526.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com