TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

ADALBERTO GUERREIRO BOAVENTURA - 8028481

Educação Física Bacharelado

A IMPORTÂNCIA DO PH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO

Tutor a Distância: Prof. Maria Isabel da Silva

Centro Universitário Claretiano

FEIRA DE SANTANA

2017

Hoje em dia manter uma ótima saúde não é uma das maiores preocupações das pessoas e isso leva a comportamentos erráticos, tantas sócias quanto alimentares que originam as doenças dos tempos modernos. As maiorias das pessoas estão vivendo um estilo de vida ácido, isso é resultado da dieta ácida que elas praticam e também outros fatores como: estresse falta de exercício físico, poucas horas de sono ou noites mal dormido, tabaco e álcool.

As pessoas que sentem os sinais de acidez como cansaço, dores de cabeça, tristeza, nervosismo, irritações de pele, insônia, má circulação, dores nas articulações, cólicas e prisão de ventre, revela que seu pH estar caindo e que seu corpo estar ficando ácido.

Segundo ANDRADE J. C. (2010, f. 3):

O termo pH é uma abreviação de “pondus hydrogenii” ou “potentia hydrogenii” (pondus=peso; potentia=potência; hydrogenii=hidrigênios; daí o termo comum potencial hidrogeniônico). Ela foi proposta por Søren Peder Lauritz Sørensen (1868-1939) in 1909, para expressar concentrações muito pequenas de íons hidrogênio em soluções aquosas, e definida como pH = -log [H+ ]. A definição baseada na atividade dos íons hidrogênio, pH = -log (aH+ ), foi introduzida mais tarde por Sørensen e Linderstrøm-Lang (Kaj Ulrik Linderstrøm-Lang; 1896- 1959).

O nível de pH é uma medida de qual ácida ou alcalina uma coisa é, em uma escala de 0 a 14, sendo que zero é totalmente acida e 14 é totalmente alcalina e 7 é o valor do pH neutro.

A escala de pH é uma escala logarítmica, que significa que os valores aumentam de acordo e proporção de sua distância do meio ponto 7 resultado disso, o valor do pH 6 é 10 vezes mais ácido do que o valor do pH 7, e o pH 5, é 100 vezes mais ácido do que o valor do pH 5. Por exemplo: Se uma pessoa tem o valor do pH de 5,5, embora esse valor possa ser um pouco ácido, na verdade é somente 1,5 abaixo de 7, certamente é bem ácido, de fato é 50 vezes mais ácido do que é considerável saudável.O excesso de acidificação no organismo é a causa de todas as enfermidades degenerativas.

YOUNG, Robert O. (apud WARBURD, 2011, f.1) quando o equilíbrio de pH é rompido e o organismo começa a produzir e armazenar resíduos mais acidez e tóxicos do que ele pode manipular, então se manifestam as várias doenças.

Uma dieta predominantemente ácida vai acabar sobrecarregando os rins, fígado e os pulmões, que irão deixar de eliminar 100% os resíduos ácidos resultantes do metabolismo das células. O que acontece é que as pessoas irão começar retendo esses resíduos ácidos e para evitar como consequência que o pH do sangue se altere, o organismo vai reter os radicais livres ácidos no espaço inter esticial até o momento de eliminar eles do corpo e se esse armazenamento indesejável reduzir os metabólicos ácidos, se perpetuar no tempo, e forem aumentando, então começarão a surgir os problemas porque as células estarão vivendo em um meio ácido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com