TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO pH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Com base nas leituras propostas nas unidades 1 e 2, responda ás questões a seguir:

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pH encontramos no nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

O pH ou potencial de hidrogênio iônico, o símbolo foi criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

A medicina integrativa diz que a saúde do corpo humano se resulta de um estado de bem-estar físico e mental. A forma de como se mantem esse estado irá depender do equilíbrio do ambiente interno do organismo e do próprio meio o a que o rodeia e se falando de equilíbrio podemos observar que se constitui uma das características de suma importância dos seres vivos que é a homeostase. A definição da hemeostase é a própria capacidade do corpo se adaptar ao meio ambiente e manter as condições internas, como a temperatura e como exemplo podemos citar a glicose, o pH e o dióxido de carbono como outros que sempre dentro de limites estáveis e equilibrados.

Diante o que estudamos podemos observar que o equilíbrio ácido-base, também chamado de homeostase do pH é um importante fator de base para uma vida saudável, e sendo um pH estável é suma importância pois é devido essas atividades que são realizadas todas as enzimas do corpo, onde se desenvolve um importante papel no metabolismo.

O PH ou potencial de hidrogênio iônico é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+). É nítida a importância do equilíbrio entre os ácidos e as bases e a sua influência na saúde de todos os seres vivos, precisa terem bastantes cuidados comas alterações, pois pode ter consequências gravíssimas.

No entanto o funcionamento das células depende de um delicado equilíbrio químico entre os ácidos e as bases dos líquidos intracelulares e extracelulares, que tem por nome fluidos corporais, tendo sua importância na avaliação das perturbações do equilíbrio entre os ácidos e as bases.

No que se diz sobre a ingestão de alimentos e do próprio metabolismo interno gera uma quantidade significativa de ácidos livres que precisam ser eliminados ou neutralizados para manter o pH do corpo.

Observa que o processo da produção de respiração diária de dióxido de carbono durante a respiração é a maior fonte de ácido do organismo humano e a sua eliminação é feita pelos pulmões. No entanto o restante dos ácidos do organismo é conhecido como não voláteis, pois não podem ser removidos pelos pulmões e são excretados por via renal ou neutralizados por substâncias básicas. Já os ácidos lácticos e os cetoácidos são os principais ácidos não voláteis do organismo humano.

O metabolismo das proteínas também produz alguns ácidos inorgânicos, principalmente as proteínas com aminoácidos sulfurados (metionina, cisteína) que geram ácido sulfúrico após sua metabolização. O PH dos fluidos corporais resulta do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com