TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PH do corpo humano

Por:   •  16/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

O pH ou Potencial de Hidrogênio é o símbolo que representa uma escala logarítmica que mede o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. A escala do pH é representada por valores de 0 a 14, sendo 0 extremamente acida, 7 neutra e 14 como máxima alcalinidade.

Para a saúde do corpo humano, é muito importante manter os níveis de pH equilibrados dentro do nosso organismo. No nosso corpo encontramos diferentes níveis de pH, no sangue por exemplo, os níveis saudáveis de pH são entre 7.35 e 7.45, valores abaixo desses são totalmente prejudiciais a saúde porquê, desregulam o nosso sistema imunológico, abrindo espaços para fungos, bactérias e vírus se desenvolverem em nosso corpo. Isto se dá, porque esses vírus, bactérias e fungos se desenvolvem em meios ácidos que tem os níveis de oxigênio muito baixo. Um organismo ácido diminui a capacidade do corpo de absorver minerais e outros nutrientes, diminuindo a produção de energia das células, assim, diminuirá a capacidade de reparar células danificadas, diminuindo a capacidade do corpo de se desintoxicar. Um bom exemplo é o pH pessoas com câncer que varia de 4.5 e 5.7, esse nível baixo de pH faz com que esse ambiente seja baixo em oxigênio favorecendo assim, a proliferação das células cancerígenas no organismo.

Em resumo quando nosso organismo está com os níveis de pH abaixo do normal, estamos propensos a uma serie de doenças. Para mantermos a saúde do corpo, precisamos equilibrar esses níveis de pH, uma forma de fazer isso é restringindo a ingestão de alimentos e bebidas que tem baixos níveis de pH. Além disso, é de suma importância a ingestão de alimentos e bebidas alcalinos ajudando o corpo a se liberar esses ácidos e se mantendo mais alcalino.

No nosso organismo encontramos diferentes níveis de pH como já descrito acima, o pH do sangue varia entre 7.35 e 7.45, o estomago 0.9 a 2.0, a boca 6.4 a 7.0. Para manter esses níveis alinhados o corpo utiliza três mecanismos reguladores de pH que funcionam em sintonia, para preservar as condições do metabolismo.

O primeiro é o respiratório de ação rápida, eliminando o dióxido de carbono. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões que é expirado. O dióxido de carbono é subproduto da metabolização do oxigênio, é produzido constantemente pelas células. Isso acontece porque o cérebro regula a quantidade de dióxido de carbono expirado através da velocidade e profundidade da respiração. Uma respiração mais rápida e profunda libera mais dióxido de carbono, já uma respiração lenta e curta libera menos dióxido de carbono. Minuto a minuto o cérebro e o pulmão regulam o pH por meio da respiração. O segundo o mecanismo químico, de ação imediata que utiliza do sistema tampão neutraliza ácidos ou bases que se acumulam no organismo. O sistema tampão bicarbonato/acido carbônico é o mais importante e corresponde 64% do poder tampão do plasma. Quando o acido é produzido no organismo, o sal do sistema reage com ele formando um novo sal de sódio e acido carbônico ou dióxido de carbono e água. Como já dito o dióxido de carbono é eliminado pelo pulmão. Quando a base é produzida, o acido do sistema tampão reage com ela, produzindo bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato é eliminado pelos rins. O terceiro é o mecanismo renal, de ação lenta que pode demorar vários dias, que elimina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com