TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 5

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.

        

        Podemos dizer que para conseguirmos adquirir a saúde do corpo humano, se faz necessário um estado de bem-estar físico e mental. Também devemos citar que o corpo sempre procura o equilíbrio, ou seja, a homeostase, que pode ser definido como o equilíbrio do meio interno e externo. Portanto o equilíbrio ácido - básico é fundamental para a saúde.  Sendo importantíssimo para o bom funcionamento de toda estrutura do nosso corpo humano.

        Segundo Jardim e Silva (2016) as estruturas químicas e espaciais das biomoléculas influenciam seu comportamento e também as funções exercidas dentro das células, portanto para que tudo funcione bem no nosso organismo, essas biomoléculas devem estar em condições ótimas de pH e temperatura.

        O valor do pH é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) numa solução e mede-se numa escala que varia entre 0 a 14, sendo o 0 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino.

        Para Andrade (2010) a sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico (pondus hydrogenii) e o símbolo foi criado em 1909 pelo químico dinamarquês Soren Peder Lauritz Sorensen para demonstrar concentrações muito pequenas de íons hidrogênio em soluções aquosas. O “p” vem de pondus que significa poder e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

           De acordo com Sackheim e Lehman (2001), quando um pH é inferior a 7 indica que a solução é acida. Uma solução entre 5 e 7 é considerada fracamente ácida, a solução que possui pH entre 2 e 5 é uma solução acidez moderada e um pH entre 0 e 2 é uma solução fortemente ácida.

        Da mesma forma, uma substancia que apresenta um pH acima de 7 indica que ela é uma solução básica: valores de pH entre 7 e 9 indicam uma solução fracamente básica; valores 9 e 12 uma solução de basicidade moderada e valores de pH compreendidos entre 12 e 14 uma solução fortemente básica (SACKHEIM E LEHMAN, 2001).

        Para exemplificar a importância do pH, Nelson e Cox (2014, p.67) afirmam que: “O plasma sanguíneo humano normalmente tem um pH de 7,35 a 7,45, e muitas das enzimas que funcionam no sangue evoluíram para ter máxima atividade nesse intervalo de pH.

        Algumas vezes a medida do pH tem o papel importante de facilitar o diagnóstico de uma doença, o pH normal do sangue humano é 7,4 e por exemplo, o pH de quem sofre de Diabetes, apresentará um pH baixo (acidose), vindo mostrar a importância do pH (MORAN, 2013).

        O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. Em resumo, estando o pH do sangue abaixo da normalidade, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias, além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Conclui-se que quando o pH do sangue está abaixo do normal, o organismo está propenso a qualquer tipo de doença (BRITO, 2016).

2) Explique quais pH’s encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pH’s são mantidos para que o corpo fique equilibrado:

Podemos dizer que o controle biológico do pH das células e dos fluidos corpóreos é de importância central, uma variação pode acarretar desequilíbrio em todos os aspectos do metabolismo e atividades celulares, mudanças no pH sanguíneo têm consequências fisiológicas marcantes (NELSON E COX, 2014).

Segundo Fiorucci et al. (2001) quase todos os processos biológicos no corpo humano são dependentes do pH, uma variação seja ela grande ou pequena acarreta um desequilíbrio que pode causar sérios problemas incluindo a velocidade da maioria de processos internos e podendo levar a morte de células ou até do indivíduo.  O mesmo autor afirma que uma diminuição pH do sangue se dá o nome de acidose e o aumento é chamado de alcalose.

O organismo humano apresenta inúmeros pH’s, podem ser considerados saudáveis de acordo com o grau em que se encontra. A faixa ideal do pH da urina está entre 6,0 a 7,0, o pH do suco gástrico é de 2.0 e o pH do fluido espinhal é 7,4.

De acordo com Fiorucci et al. (2001, p.18):

A saliva também constitui uma solução tampão, com a função de neutralizar os ácidos presentes na boca, evitando o desenvolvimento de bactérias que formam a placa bacteriana. O pH normal da saliva varia entre 6,4 e 6,9 no intervalo entre as refeições e de 7,0 a 7,3 enquanto comemos.

De acordo com Jardim e Silva (2016) em nosso organismo existem vários tipos de mecanismos que controlam as mudanças de pH do meio, para que as biomoléculas funcionem de forma adequada. Este controle no organismo humano é feito por soluções-tampão, que é formado por um ácido fraco e sua base conjugada.

Corroborando a afirmação do autor acima, Fiorucci et al. (2001, p.19) elucida que bioquímicos utilizam tampões devido as propriedades de qualquer sistema biológico ser dependente do pH.

A esse respeito Jardim e Silva (2016, p.53) afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com