TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

Hoje em dia as refeições rápidas e os alimentos industrializados facilitaram a vida das pessoas, porém o consumo exagerado desses alimentos prejudica à saúde levando o organismo a acidose ou alcalose, consequentemente, a um desequilíbrio no organismo, levando à serias consequências, podendo chegar à morte.

No caso do corpo humano, o pH é específico em cada local. Por exemplo, no suco gástrico, temos um pH de aproximadamente 2; já no intestino delgado, temos um pH em torno de 8,2.

Os valores do pH refletem as propriedades ácido-básica da água e a capacidade que suas moléculas têm de se dissociar, ou seja, de produzir os íons H+ e OH-. A acidez ou a alcalinidade de uma solução é expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14. Uma solução com pH 7 é neutra, uma solução com pH abaixo de 7 é acida, uma solução com pH acima de 7 é alcalina.

As reações químicas que se realizam no corpo são muito sensíveis, até mesmo a pequenas alterações na acidez ou na alcalinidade dos fluidos corporais em que ocorrem perturbam muito as funções corporais.

Para manter o equilíbrio vários íons desempenham diferentes papeis, ao ajudarem a manter a homeostase. Um grande desafio homeostático é conservar o nível de H+ (pH) dos fluidos corporais na amplitude apropriada. Essa tarefa é de importância crítica, pois a forma tridimensional de todas as proteínas corporais, que lhes possibilita o desempenho de funções especificas, é muito sensível às mínimas variações de pH. Em uma pessoa saudável, o pH do sangue sistêmico fica entre 7,35 a 7,45. A remoção de H+ dos fluidos corporais e sua subsequente eliminação do corpo depende de três mecanismos principais: os sistemas de tampões, a expiração de dióxido de carbono e a excreção de H+ na urina.

SISTEMAS DE TAMPÕES

Os tampões são substancias que agem rapidamente, ligando-se temporariamente ao H+, para remover o excesso desse íon, altamente reativo, da solução, mas não do corpo. Os tampões impedem mudanças drásticas e rápidas no pH de um fluido corporal, mediante conversão de ácidos e bases fortes em ácidos e bases fracos. Os ácidos fortes liberam H+ mais facilmente do que os ácidos fracos e, dessa maneira, contribuem com mais íons hidrogênio livres. Similarmente, as bases fortes aumentam mais o pH do que as bases fracas. Os principais sistemas de tampões dos fluidos corporais são o sistema de tampão proteico, o sistema de tampão ácido carbônico-bicarbonato e o sistema de tampão fosfato.

• Sistema de Tampão Protéico – as proteínas são os tampões mais abundantes nas células corporais e no sangue. A hemoglobina é um tampão no citosol das hemácias; a albumina é um tampão no plasma sanguíneo.

• Sistema de Tampão Acido Carbônico-Bicarbonato – o íon bicarbonato e o ácido carbônico são importantes reguladores do pH sanguíneo. São os tampões mais abundantes no fluido extracelular.

• Sistema de tampão fosfato – os fosfatos são importantes tampões no fluido intracelular e na urina.

EXPIRAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO

A respiração também tem um papel importante na manutenção do pH dos fluidos corporais. Um aumento na concentração de dióxido de carbono (CO2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com