TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Por:   •  6/5/2016  •  Artigo  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Ingred Meneses Cacau¹

Maria Liliane de Oliveira²

Mayra Gabrielly Praciano dos Prazeres³

Tatiany de Freitas Ribeiro4

RESUMO

A preocupação com os alunos e profissionais que trabalham no ambiente escolar foi o que motivou o desenvolvimento deste trabalho, que tinha como objetivo a realização de um trabalho efetivo de prevenção de acidentes e mostrar as técnicas básicas de Primeiros Socorros voltados à comunidade escolar, para que esta possa tomar as atitudes necessárias quanto à prevenção de acidentes e a aplicação das técnicas de Primeiros Socorros, além de modificar possíveis situações de risco. Ele foi desenvolvido diretamente com os professores do colégio E.E.B.Dr. Péricles Fernandes Teixeira. Para isso, foram realizadas atividades que envolveram um levantamento de dados, o trabalho é relevante por se tratar de um tema de grande importância e pouco abordado na escola pelos profissionais da área de Educação Física, para a importância de um socorro correto. Para a coleta de dados foi elaborado questionários, assim sendo aplicado a cinco professores da escola em
estudo de pesquisa. Por meio da análise estatística descritiva, verificou-se um bom
conhecimento para a realização de atendimento aos casos de: desmaios e sangramento nasal, mas já à frente às situações de convulsão, fraturas e avulsão dental, não tomariam a conduta correta. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros no ambiente escolar é de fundamental importância para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Com tudo isso visando à melhoria dos primeiros socorros nas aulas de Educação Física e na escola, sugere-se palestras, aulas praticam com profissionais na área de primeiros socorros, incluindo aulas
teóricas, para a melhoria dessa situação atual.

PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Primeiros Socorros. Ambiente Escolar.

1 INTRODUÇÃO

Primeiros socorros são cuidados imediatos que devem ser indispensável a vitima de acidente súbito, assim um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vitima, pode dizer que todas as pessoas que sofrem um forte acidente são dependentes de auxilio de terceiro para garantir suas vidas.

[pic 1]

1Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA.    ²Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA. ³Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA.

                4Orientadora do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

A falta de conhecimento da população em primeiros socorros pode acarretar inúmeros problemas graves de saúde para uma pessoa em necessidade de um socorro imediato, onde o desconhecimento do profissional escolar poderá ocasionar sequela irreversível.

No ambiente escolar, onde são frequentes os casos de acidentes como corpos estranhos nos ouvidos, olhos, nariz e objetos engolidos.

Em 1958 a organização mundial de saúde (OMS), definiu o termo “acidente” como um acontecimento independente da vontade humana, provocada por força exterior que atue rapidamente sobre o individuo, causando danos físicos ou mentais. A prática de saúde não é uma preocupação atual, desde o século XIX já existia, mais no Brasil começou por volta do século XX quando ocorreram graves epidemias, o artigo 135 do código penal brasileiro é bem claro a omissão de socorro e a falta de atendimentos de vitimas de acidentes é considerado crime.

O presente trabalho tem como objetivo verificar quais as principais causas de acidentes nas aulas de Educação Física; quais os procedimentos adotados pelo professor de educação física e pela escola frente a acidentes nas aulas; qual a orientação que o profissional de educação física teve em seu curso de formação quanto aos socorros de urgência e qual a percepção do profissional escolar sobre a importância dos conhecimentos e procedimentos de pronto atendimento nas escolas e na prática de atividades físicas em geral.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apesar de os primeiros socorros serem vitais numa emergência, a maioria da população não sabe aplica-los e muitas vezes, uma vitima pode perder vida ou ter sérios danos físicos ou mentais. Infelizmente, os acidentes fazem parte do cotidiano, seja em casa na rua principalmente no ambiente escolar.

Urgentemente, devemos mudar este quadro, divulgar cada vez mais os procedimentos de primeiros socorros, estimular as pessoas a aprender sobre como salvar uma vida.

Lima (2009) corrobora:

A saúde como um tema transversal, valoriza o significado social dos procedimentos. E conceitos próprios das áreas convencionais, o potencial da educação escolar. Reside, exatamente, na articulação dos conhecimentos, das atitudes, das aptidões e das práticas que possam ser vivenciadas e compartilhadas com a sociedade, relacionadas às questões da realidade. O ambiente escolar é o local onde passamos boa parte da vida, e o ser humano por mais cauteloso que seja está vulnerável a acidentes. Esta é a realidade das pessoas que convivem no ambiente escolar que poderão passar por situações em que o socorro deve ser imediato, pois nem sempre é possível a chegada da equipe médica de atendimento emergencial. O educador ou aluno poderá obter conhecimento para tomar atitudes imediatas em situações de afogamento, hemorragias, fraturas, luxações, entorses, queimaduras e em partos emergenciais.

É necessário ter conhecimentos sobre primeiros socorros para prevenção em caso de situações de emergência tanto no ambiente escolar como fora dele. Nada melhor para mudar essa situação que começar a incluir, na praticas educativas das escolas cursos e palestras que orientem para aplicar forma correta dos primeiros socorros.

A iniciação de prevenção de acidentes no que se refere á estrutura da escola é atitude dos professores, coordenadores e funcionários, é fundamental a conscientização doa alunos e pais quando ao problema de acidentes que ocorre dentro das escolas. Inclusive, ao incluí-los nessa discussão, muito se pode despertar a atenção dos pais sobre o tema, o que poderá ser benéfico também na prevenção dos acidentes fora do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com