TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO PROFESSOR–ALUNO NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  22/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

A RELAÇÃO PROFESSOR–ALUNO NO ÂMBITO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia, como parte das exigências para aprovação na disciplina de Redação.

BELO HORIZONTE                                                                                                                                                          DEZEMBRO DE 2017


SUMÁRIO

1 PROBLEMA.......................................................................................................................... 3

2 OBJETIVOS............................................................................................................................3

2.1 OBJETIVOS GERAIS..................................................................................................... 3

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................................3

3 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................................4

4 METODOLOGIA....................................................................................................................5

5 CRONOGRAMA.....................................................................................................................6

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................................6

  1. PROBLEMA

Diante do modelo pedagógico-disciplinar no CEFET-MG onde o estudante possui uma liberdade demasiadamente grande, a relação professor-aluno é a principal forma de despertar no aluno o interesse pelos estudos.

Mas, ainda vemos no ambiente escolar muitas reclamações por parte de professores a respeito de seus alunos e também por parte de alunos a respeito de seus professores. Por isso é necessário pensar: Qual a influência da relação professor-aluno na vida escolar de alunos e professores e no processo de ensino e aprendizagem.

  1. OBJETIVOS

     2.1 OBJETIVOS GERAIS

Demonstrar através de estudos o cotidiano escolar da relação aluno-professor e as influencias dessa relação no ensino dos professores e na aprendizagem dos alunos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar o perfil dos alunos e dos professores do CEFET-MG.
  • Descrever como o modelo pedágogico-disciplinar do CEFET-MG influencia na relação aluno-professor.
  • Determinar como a relação aluno-professor influencia no processo de ensino e aprendizagem.

  1. JUSTIFICATIVA

A atuação do professor é de muita importância já que ele faz com que os alunos aprendam muito por intermédio dele. Com toda certeza é muito importante para o aluno a qualidade das aulas exercida pelo professor, porque desse processo depende dos avanços e das conquistas do aluno enquanto aprende na escola.

Desse modo, acerca que o quanto mais o professor entender tamanha dimensão do dialogo como modo preciso quando leciona, maiores serão os avanços que conquistará com os alunos, pelo modo, no qual, eles se sentirão mais interessados e dispostos para mudarem a realidade. Quando o professor age desse modo, ele não é só visto como um mísero transmissor de conhecimentos, mas como um intercessor, alguém que recita as experiências dos alunos com o mundo, os levando a refletir sobre sua volta, assumindo-se um jeito mais humanizado em sua prática como professor.

A adolescência é um período marcado por diversas dúvidas, grandes exigências, novas vivencias e inúmeras preocupações. Com tantas mudanças físicas e emocionais, inúmeras vezes não conseguindo segurar ou amenizar tanta energia começam-se os confrontos com pais, professores e até com amigos e colegas. Fala-se que esse período é o mais marcado pelas mudanças, possivelmente esse é um dos motivos pelos quais há uma grande vontade de acabar com os modelos pré-estabelecidos a ele.

Para os professores, compreender essa fase de mudanças da vida humana é muito importante para o bom relacionamento com os alunos, bem como para a organização de novas atividades pedagógicas. Essa percepção e esse entendimento do comportamento jovial auxiliarão os professores na invenção de projetos inovadores voltados para a cultura juvenil dos alunos.

Desse modo, a escola necessita fazer um ambiente com mais estímulos e mais afetivo que dê a esse adolescente se imaginar nessa situação. Por isso, o intermédio do professor é de suma importância e que irá ajudar o aluno no ambiente escolar a dar sentido ao motivo pelo qual ele existe e ao seu modo de pensar. É muito importante que se fale que, quando se expressa para proporcionar uma relação professor-aluno baseada no afeto, de jeito nenhum, confunde-se aqui afeto com tolerância, muito pelo contrário, o que o professor deve fazer é impor limites e possibilidades aos alunos, fazendo com que eles percebam que o professo, além de lhe transmitir conhecimentos e se preocupar com a acomodação dos mesmos, compromete-se com o que realiza, percebendo o aluno como algo importante, cheio de ideias, sentimentos, emoções e expressões.

Contudo ainda prevalece, no senso comum, a ideia de que os jovens são problemas para a sociedade. No entanto, o que está sendo largado é que essa faixa etária faz frente a um contexto social maior, no qual está passando por inúmeras mudanças e crises em várias partes. Essas mudanças acabam causando transformações comportamentais das pessoas como um todo, ocasionando crises de valores e uma desigualdade social que só aumenta.

Na educação, nota-se por parte de muitos docentes uma preocupação com essas questões, no entanto é necessário acreditar que a educação vai muito além de promover o acúmulo de conhecimentos, ela faz com que os adolescentes tenham novas formas de se posicionarem diante da realidade.

Para que os alunos possam aprender de fato, procurando criar um espírito mais crítico e criativo, não se pode ignorar o mundo no qual esses jovens estão, e para que essas sugestões venham ser efetivas na prática, se diz que é essencial iniciar ouvindo os alunos, conhecendo melhor suas opiniões, anseios e sonhos. Mobilizar a juventude estudantil, mostrando-lhes a importância e o valor de uma envolvência ativa no trabalho educativo é recriar uma nova escola.

O docente é a pessoa que está em frequente e direto contato com os alunos e que irá intermediar a obtenção de novos conhecimentos. Dessa forma, pensamos que o jeito como acontece essa interação será importante também no interesse dos alunos. Um professor que se mostra disponível, interessado, atencioso, cria relações afetivas com seus alunos, respeita os limites, dá apoio nas dificuldades e que mostra gostar do que faz, estará ajudando para que os alunos se sintam acolhidos e capazes para criarem e avançarem nos conhecimentos, além de fazer com que também gostem do que ocorre em vivencias no contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com