TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Por:   •  19/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Luciane Paula Coimbra dos Santos

RA: 8002968

 Atividade do Portfólio

[pic 2]

[pic 3]

Rio Verde

2018

INTRODUÇÃO

        Este Projeto de Prática, vem através de seu estudo, trazer a compreensão por parte do futuro educador sobre os fatores que influenciam a temática deste Projeto, o Fracasso Escolar, também a relevância da relação professor-aluno, bem como de uma visão construtivista sobre o erro escolar/na aprendizagem. A finalidade deste Projeto é que se possa identificar se a formação de professores os capacita para identificar as causas do Fracasso Escolar e compreender o erro numa perspectiva construtivista.

        Partindo dos conceitos, Aprendizagem, Construtivismo, Erro, Avaliação e Fracasso Escolar, e da Entrevista à professora, foi concluída uma análise a respeito das causas e das prováveis soluções para a temática, do ponto de vista da professora que vivencia o Fracasso Escolar na prática.

        

PROJETO DE PRÁTICA

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ERRO E O FRACASSO ESCOLAR

ENTREVISTA:

Dados de identificação:

J. F. S., 40 anos. Trabalha há 10 anos como professora do 2º ano do ensino fundamental, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Letramento e Numeramento.

Formação do Professor:

Realiza cursos com frequência, buscando uma formação continuada. Pretende fazer pós-graduação em Psicopedagogia.

Entrevista:

1)- Na sua visão qual a importância da relação professor-aluno para a aprendizagem?

 Eu acredito na educação humanizada. Acredito que o aluno aprende mais quando ele gosta do professor e sabe que o professor gosta dele. O professor deve ter um olhar humanizado para cada aluno.

2)- Como podemos estabelecer uma relação de qualidade professor-aluno?

O professor sendo humano, considerando a individualidade dos seus alunos, conhecer a realidade dos mesmos, observar o comportamento. O professor precisa conquistar a confiança de seus alunos.

3)- O que você entende por fracasso escolar? Na sua visão quais são as causas do fracasso escolar?

Fracasso escolar, é a consequência para um aluno da não-apropriação do aprendizado. São muitos os fatores que causam o fracasso escolar, social, econômico, familiares, culturais, a má formação de professores dentre outros.

4)- Como você encara o erro do aluno no processo aprendizagem? Como intervém diante desse erro?

Para mim o erro é uma questão de construção, é através dele que posso identificar as dificuldades do meu aluno. Eu interpreto-os e ajudo o aluno o meu aluno a se desenvolver melhor. O erro para mim funciona como o ponto de partida, para a aprendizagem.

DISCUSSÃO

        O Fracasso Escolar é hoje, o assunto mais estudado e discutido por profissionais da área da pedagogia e psicopedagogia.

        De acordo com a professora entrevistada J. F. S., que vê na educação humanizadora defendida por Paulo Freire, a solução para o Fracasso Escolar. Haja visto que o Fracasso Escolar contempla vários fatores. Muitos são os questionamentos de quem seriam os culpados pelo efeito Fracasso Escolar, alguém que possa assumir sozinho essa situação, pela qual o sistema educacional vivencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com