TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL DO PORTADOR DO TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Por:   •  19/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

FAEL S/A - SOCIEDADE TÉCNICA EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

A INCLUSÃO SOCIAL DO PORTADOR DO TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): TÉCNICAS DE INCLUSÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS.

 

Trabalho apresentado, como pré-requisito de conclusão do curso de pós-graduação Educação Especial e inclusa a da FAEL S/A Sociedade Técnica Educacional da Lapa.

MARINGÁ - PR

2017


FAEL S/A - SOCIEDADE TÉCNICA EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

JEFFERSON ALENCAR DA SILVA


Sumário

1        TEMA        4

2        DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

3        OBJETIVO GERAL        4

4        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

4.1        Identificar definições do transtorno de espectro autista;        4

4.2        Identificar os tipos de comportamentos mais frequentes em alunos com transtorno de espectro autista;        4

4.3        Buscar um referencial teórico para um desenvolvimento de procedimentos pedagógicos adotados para aulas com atividades físicas com alunos com transtorno de espectro autista.        4

5        PROBLEMA        4

6        HIPÓTESE        5

7        JUSTIFICATIVA        5

8        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

8.1        Definição de TEA        5

8.2        Características do TEA        6

8.3        Incidência do TEA        6

9        METODOLOGIA        7

10        CRONOGRAMA        8

11        REFERÊNCIAS        8

12        ANEXOS        Erro! Indicador não definido.

  1. TEMA

        A inclusão social do portador do transtorno de espectro autista (TEA): Técnicas de inclusão através de atividades esportivas.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

No atual momento do ensino brasileiro, em que há a inserção de alunos com necessidades especiais em salas regulares de ensino, surgem necessidades dos professores na busca do conhecimento e a utilização de técnicas pedagógicas para a inclusão. O esporte ou as atividades esportivas podem ser uma ferramenta valiosa para facilitação da inclusão social de indivíduos com transtorno de espectro autista (TEA).

  1. OBJETIVO GERAL  

O objetivo geral é através de uma pesquisa bibliográfica, identificar quais os procedimentos pedagógicos a serem adotados para a inserção de alunos com TEA para que haja um melhor convívio social e um desenvolvimento pessoal.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

  1. Apresentar definições do transtorno de espectro autista;

  2. Identificar os tipos de comportamentos mais frequentes em alunos com transtorno de espectro autista;

  3. Propor procedimentos pedagógicos eficazes para aulas com atividades físicas com alunos com transtorno de espectro autista.

  1. PROBLEMA  

        Os professores estão preparados para a nova realidade em que os alunos com necessidades especiais são inseridos em salas de aula do ensino regular? Quais procedimentos pedagógicos são eficazes na inserção e participação dos alunos autistas nas aulas de Educação Física?

  1. HIPÓTESE  

A interação social e a busca pela qualidade de vida são fatores essências para indivíduos portadores de transtorno de espectro autista. Desta forma qual a eficácia da utilização da atividade esportista como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal?  Essa ferramenta pode sim ser utilizada pelo profissional de educação física como um facilitador no processo de ensino aprendizagem, mas para isso o profissional deve ter um conhecimento aprofundado das questões referentes ao que é o TEA, como ele se desenvolve e o que pode-se esperar de uma criança portadora desse transtorno.        

  1. JUSTIFICATIVA  

A aquisição do conhecimento é um processo contínuo, o desconhecido muitas vezes causa insegurança, desta forma a presente pesquisa busca iniciar o leitor no mundo do autismo, apresentando possibilidades de desenvolvimento de atividades com que os professores poderão trabalhar com seus alunos. Busca ainda despertar interesses relevantes ao tema para novas pesquisas possam ser geradas a partir do surgimento de questionamentos.

A falta de conhecimento e entendimento do que é o TEA causa um desconforto até mesmo no convívio familiar, imagine o convívio em ambiente escolar, em que o aluno com necessidades especiais é incluído em um meio novo, e que também é proporcionado aos demais alunos uma experiência nova, de convívio com este aluno e suas necessidades. Desta forma fica claro a necessidade de um conhecimento adequado, para que se possa administrar de maneira satisfatória os problemas que surgiram durante este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com