TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(TEA)

Por:   •  22/6/2022  •  Artigo  •  5.636 Palavras (23 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

                                                                                   Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040  –  Bairro Benedito  –  Caixa Postal 191  –  89130-000 – Indaial/SC

                                                                                            Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br

INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(TEA)

Autor: Ligia Izabely Nunes Da Costa

                                                              Ligia Gama Pacheco

                                                  Prof. Orientador: Elizangela Barros  

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

PEDAGOGIA (1986) – Projeto de Ensino

30/04/2021

RESUMO
   
        O presente estudo possui como temática Inclusão escolar da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). Buscou-se através do mesmo mostrar o processo de aprendizagem do aluno autista, dando ênfase nas suas dificuldades, limitações e também meios de como essa aprendizagem pode acontecer, também buscou-se fazer o uma abordagem do processo histórico no que diz respeito a legislação voltada para a inclusão da pessoa com espectro autista, tendo em vista que está temática ainda é desconhecida por muitos brasileiros, mesmo que hoje a mídia já reporte matérias a respeito. Para a elaboração deste projeto, utilizamos a pesquisa de cunho bibliográfico, com enfoque em livros, internet, revistas, entre outros. Nesta perspectiva a pergunta que norteara este trabalho será: Como se dá o processo de aprendizagem de alunos com TEA. E ao abordarmos tal temática de tamanha importância, podemos obter a concretização da tese, que é essencial a inclusão do aluno autista em escola regular, sendo amparado por lei este ato. Precisamos desfazer-se de rótulos de que alunos autistas são incapacitados e indisciplinados, pois os mesmos são dotados de inteligência e merecem respeito.

Palavras-chave: Autismo; Aprendizagem; Desenvolvimento

1 INTRODUÇÃO

           O TEA (Transtorno do espectro autista), mas conhecido como Autismo, é um transtorno global no desenvolvimento, que dificulta a capacidade de comunicação do indivíduo. O mesmo é descrito como ´espectro´ pois suas características podem variar de leve a severa. Atualmente essa temática vem sendo bastante falada pelas mídias, porém ainda é desconhecida de grande parte da população brasileira, o que dificulta o diagnóstico familiar.

           Esta pesquisa tem como objetivo, a compressão sobre a forma de aprendizagem do aluno com TEA, e buscar mecanismo para facilitar esse processo, evidenciar suas dificuldades e trazer a participação do professor, o qual desenvolve um importante papel como mediador dessa aprendizagem.

                      É necessário a busca de conhecimento a respeito do autismo, discutindo estratégias para auxiliar seu desenvolvimento e escolarização, sendo primordial o incentivo da formação e capacitação do profissional para oferecer um atendimento especializado. Tendo em vista a participação desse aluno na escola regular, que influencia positivamente seu desenvolvimento cognitivo, habilidades básicas de comunicação e autonomia. Diante disso, está pesquisa apresenta como problemática: Como se dá o processo de aprendizagem de alunos com TEA.  E com base no problema apresentado, buscamos mostrar além da maneira de aprendizagem do aluno autista, mas também as suas dificuldades e a importância de serem inseridas em escola regular.

            Neste estudo tivemos a contribuição de alguns autores que vem desempenhando um trabalho somatório e pertinente a temática abordada, tais como: Cunha (2012 e 2016); Mello (2007); Floriane (2017); Martins (2019)

            Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico, com enfoques em livros, revistas, internet entre outros. O mesmo está se organizado da seguinte forma; no início relatamos um pouco sobre conceito e o processo histórico para a inclusão do aluno autista, destacando as leis de amparo ao mesmo. Continuando, relatamos sobre o papel que o professor desenvolve como mediador dessa aprendizagem, e em seguida relatamos os desafios de aprendizagem do aluno autista e os mecanismos que facilitam esse processo. Nas considerações finais, abordamos todo entendimento adquirido durante a pesquisa, colocando de maneira clara o nosso pensamento a respeito da temática.

2 CONCEITO E PROCESSO HISTÓRICO DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA

  1. CONCEITUANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

TEA (Transtorno do Espectro Autista) são alterações no funcionamento neurológico, pessoas autistas tem um cérebro que funciona de forma diferente dos demais que são considerados “normais” o que causa dificuldades principalmente nas iterações sociais, na comunicação e alterações comportamentais. Eles têm a uma maneira particular de ver e interpretar o mundo a sua volta.

Marcado por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais: “dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldades de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo” [...] (FLORIANE, 2017, P. 151).

Normalmente essas alterações aparecem logo nos primeiros anos de vida, o que é muito importante ser percebidas, para assim, buscar apoio o mais precoce possível, pois ainda não se tem a cura para o autismo, mas há tratamentos que contribuem positivamente na vida do autista, as características mais comuns da pessoa com o espetro autista é a dificuldades em fazer amigos, conversar olhando nos olhos, repetição de movimentos, não se sentem à vontade com mudança de rotina, não atendem quando são chamados, ficam por bastante tempo com o mesmo objeto repetindo o mesmo movimento, separam objetos por cor e tamanho, quando querem algo dificilmente pedem em vez disso levam a pessoa até o que desejam. É válido ressaltar que, não significa que todos apresentem essas mesmas características, pois em cada pessoa há manifestações de maneira única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com