TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Física Escolar: Sedentarismo

Por:   •  19/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

LORENA DE JESUS FERREIRA (1193487)

Licenciatura em Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Tutor: Profª Bruno Henrique De Paula

Centro Universitário Claretiano

BARREIRAS

2017

  1. TEMA: A importância da Educação Física Escolar: Sedentarismo

A Educação Física Escolar mostra através das dinâmicas e vivencias corporais que existem diversas possibilidades para a utilização do nosso corpo.  Além dos aspectos físicos, sociais e psicológicos a Educação Física Escolar contribui para acompanhar o desenvolvimento do aluno através da avaliação biométrica, visando diagnosticar e orientar quanto ao baixo peso, ao sobrepeso, à obesidade e em relação à alimentação saudável e doenças ligadas ao sedentarismo e melhorar as habilidades motoras como: coordenação dinâmica geral, coordenação óculo-manual e corporal, motricidade ampla e fina, flexibilidade, velocidade, força, resistência, percepção temporal... Todos são componentes importantes para o desenvolvimento da aprendizagem e de uma boa qualidade de vida.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo LOPES (2010), HALL (2006) e a Organização Mundial da Saúde a vida sedentária em crianças pode acarretar diversos problemas, que começam a aparecer precocemente mais com a obesidade, perda de forças nas pernas e falta de respiração. Observa-se que nos dias de hoje as crianças cada vez mais estão utilizando computador, vídeo game por mais tempo do que antigamente, essa inversão está trazendo muitos problemas físicos para as crianças que a partir da adolescência começam aparecer às questões do sedentarismo por falta de exercícios. Uma pessoa que faz atividade física tem outras capacidades, porque ela motoramente vai ser mais desenvolvida, principalmente na aprendizagem, que vai previne as questões da saúde.

  1. JUSTIFICATIVA

Com o aumento dos casos de Sedentarismo nas escolas é importante discutir o assunto, reconhecer os problemas e encontrar uma solução para diminuir essa questão. As atividades e exercícios físicos são essenciais para uma vida saudável. Com isso esse projeto propõe que os professores de Educação Física argumentem a solução e se organizem para colocar em prática com os alunos.

  1. OBJETIVO

O objetivo do presente estudo é reconhecer os problemas do sedentarismo nas crianças e indicar alternativas para uma abordagem pedagógica acerca da temática nas aulas de Educação Física.

  1. METODOLOGIA

A revisão bibliográfica introduz o leitor para as bases teóricas que ajudam o pesquisador a reforçar suas ideias. Ela “é à base de sustentação teórica de um trabalho monográfico” (COSTA; COSTA, 2011, P.33). Esta parte do Projeto traz uma iniciação sobre o tema e pode conter algumas explicações sobre ele. O pesquisador deve começar com suas palavras e usar citações diretas e indiretas. Os autores que darão bases para o Projeto da Pesquisa Científica foi LOPES, A. (2010); HALL, P. C. (2006); FOLLE, A. (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com