TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos jogos cooperativos na infância

Por:   •  2/3/2018  •  Ensaio  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

A importância dos Jogos Cooperativos na Infância

Vivemos em uma sociedade marcada pela competitividade, e extremamente capitalista, o que gera a todo tempo esse dualismo de ganhar ou perder, branco ou negro, rico ou pobre, estamos competindo a todo tempo hora por vaga de emprego, para ingresso na universidade, por relacionamentos, até a vaga para estacionar um carro é motivo de disputa, percebemos o quanto há necessidade de cooperar mais, falamos mesmo de dar chance para o outro de trabalhar a favor do todo, e não agir individualmente..

O ser humano é ao mesmo tempo único e múltiplo, e que por estas razões, necessitamos aprender a ser, viver, dividir e nos comunicarmos uns com os outros buscando compreender nossas semelhanças e diferenças.

Qual importância dos jogos cooperativos na infância numa sociedade extremamente competitiva, onde competimos todo o tempo e em várias situações seja por um emprego, por alguém, ate mesmo por uma vaga de estacionamento há uma disputa, uma competição, sendo assim temos uma ilusória sensação de achar que não precisamos cooperar, porém há pesquisadores que afirmam que o ser humano em sua essência necessita do outro e que a cooperação traz uma convivência mais harmoniosa

Os jogos são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizado da criança e tem função terapêutica, desenvolvem habilidades físicas, afetivas, sociais e intelectuais, a criatividade, permiti a socialização e comunicação. Como os jogos são bem aceitos pelas crianças, podem ser colocados para promover uma postura participativa, e a importância do seu papel na sociedade, e seu questionamento referente ao mundo, estimular a pratica do senso crítico, com preocupação social

Características sobre os jogos cooperativos e competitivos.

A competição é o processo de interação social, cujos objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas as outras e os benefícios são concentrados apenas para alguns.

A competição é o ato de procurar ganhar o que a outra pessoa esta se esforçando para conseguir, ao mesmo tempo. Seu comportamento é individualista que consiste em o individuo alcançar seus próprios objetivos, sem se preocupar com os outros.

Claramente, percebe-se que a competição é algo de extrema individualidade, e que o importante é ganhar a qualquer custo, mesmo que não se envolva com o prazer da atividade, mas ganhando basta.

Jogos Cooperativos como atividades que requerem trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis não são necessários que os indivíduos que as cooperem tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.

A cooperação é o ato de trabalhar em conjunto com um único objetivo, se, e somente se, as outras com as quais ela estiver ligada conseguirem atingir seus objetivos”.

Através dos jogos cooperativos podemos trabalhar a coletividade objetivando o interesse do grupo, do todo, sendo assim, trabalha-se em conjunto com o outro, e respeitando o grupo e aceitando suas diferenças.

Cooperação é o processo de interação social, cujos objetivos são comuns, as ações são compartilhadas, e os benefícios são distribuídos para todos.

Os jogos cooperativos tem como objetivo a aproximação, comunicação, interação, descontração e o prazer.

Não se opondo a competição, mas não competir com intuito de dominação, de desigualdades sociais, de injustiças, competir faz parte da vida humana, mas não ser imposto desde a infância e tão marcado nas escolas. Os jogos cooperativos são capazes de diminuir as manifestações de atitudes agressivas e capazes de aproximar as pessoas umas das outras e também da natureza, em função de suas características.

Um grande desafio dos dias atuais é aceitar quem é diferente, é justamente respeitar o outro e conviver com suas limitações, e entender que as pessoas têm manias, formas de pensar, habilidades diferentes, que padrões impostos podem ser quebrados, neste contexto os jogos cooperativos podem ser uma maneira de a criança ser desafiada a esses paradigmas e assim, levar para sua vida cotidiana essa aceitação do outro, e das coisas.

Atualmente, por fatores como a modernidade, sociedade capitalista, na grande maioria das famílias as crianças começam a frequentar as escolas ainda muito jovens, este é um fator que pode ser visto com muitos olhares críticos, e que causa ate uma negatividade para seu desenvolvimento, porém o fato das escolas terem profissionais especializados e com isso possibilitar atividades de forma cooperativa, jogos cooperativos podem de certa maneira auxiliar para que essa criança entenda essa importância desde cedo, é claro que a escola neste caso precisa oferecer essas brincadeiras, incentivar a cooperação.

Estimular e difundir a prática da solidariedade e de cooperação, o exercício da cidadania plena e a garantia e a ampliação dos direitos básicos exige profunda mudança de atitudes e de valores, no lugar do individualismo, e do consumismo irrestrito.

A cooperação esta diretamente ligada com parceria, autoconfiança, motivação, autoestima, enfim as crianças chegam com certa bagagem de medos, preocupações, frustrações que traziam do seu mundo lá fora, isso dificulta a abertura a novas experiências, as limita a ter ânimo para participarem das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (361.5 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com