TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Juventude Digital no olhar da Educação Física

Por:   •  16/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

A Juventude Digital no olhar da Educação Física

De acordo com o vídeo, podemos ver que já é fato que os jovens hoje em dia vivem conectados em suas redes, e que o ensino tradicional já não funciona sozinho, pois para, que se tenha o objetivo esperado e lógico e se consiga chegar até esses jovens, ela deve-se transformar, através de novas alternativas como é o caso da educação híbrida, tendo em vista que, o meio que eles procuram para se informar sobre o cotidiano e até mesmo educação é filmes, músicas e outras atividades culturais, onde é encontrado e pode ser percebido que é na internet, um canal decisivo de trocas de experiências, compartilhamento e busca por mediações culturais.

O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, integrando as tecnologias digitais ao currículo escolar e conectando os espaços presenciais e online, buscando assim, maior engajamento dos alunos no aprendizado, melhor aproveitamento do tempo do professor, ampliação do potencial da ação educativa, visando intervenções efetivas, planejamento personalizado, com acompanhamento de cada aluno (BACICH, NETO, TREVISANI, 2015).

Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o online e o presencial. A palavra híbrida vem de misturado, mesclado, blended. Para Bacich e Moran (2015):

A educação sempre foi híbrida porque sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Com as tecnologias digitais, com a mobilidade e a conectividade, essa abordagem é muito mais perceptível, ampla e profunda: “trata-se de um ecossistema mais aberto e criativo” (BACICH; MORAN, p. 45, 2015).

O que podemos destacar é que, as novas gerações têm vivenciado a inserção da intensa conexão entre as pessoas e as máquinas. Essas conexões trazem muitas questões para o campo educacional, o qual vimos nas aulas de OEBLE, e que se vê com a incumbência de analisar as implicações produzidas pela inserção cada vez mais crescente das denominadas tecnologias digitais na vida das pessoas. A juventude é sem dúvida um ícone nesse processo, é ela que cada vez mais interage com as tecnologias e, nessa interação, vai se produzindo, conduzindo a própria existência e se tornando a cada dia mais ciborguizada. Afinal, ao se vincularem às tecnologias, as/os jovens vão formando híbridos tecnoculturais: as/os ciborgues.

A partir disso, podemos destacar que, o WhatsApp, Facebook e Instagram são hoje em dia os endereços eletrônicos mais acessados no Brasil e acreditamos que o Google seja o que lidera este ranking mundial de acessos, no qual é fato que possui um currículo cultural enorme, onde nos vídeos da disciplina, conseguimos definir como parte de uma "pedagogia cultural" que, "de maneira mais ampla, nos ensina comportamentos, procedimentos, hábitos, valores, e atitudes, considerados adequados e desejáveis, através de diferentes artefatos, como o cinema, a televisão, as revistas, a literatura, a moda, a publicidade, a música etc.".

Voltando-se a temática para à Educação Física (EF), destacamos que à EF passou a ter no aspecto legal; no Brasil, com a Lei Nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, do ano 1996 (BRASIL, 1996), o reconhecimento como componente curricular escolar. O que significa que tenha como finalidade, formar indivíduos com capacidade crítica, em condições de agir autonomamente na esfera da cultura corporal do movimento e auxiliar na formação de sujeitos políticos, oferecendo-lhes ferramentas no exercício da cidadania (GONZALES; FENSTERSEIFER, 2010). Por tanto, ao considerar que a EF possui um conhecimento próprio, de “caráter prático”, o qual deve ser relacionado ao um saber relativo a esse fazer (GONZALES; FENSTERSEIFER, 2010), a ser ensinado nas escolas, para não deixar fora uma dimensão da cultura, entende-se importante que acompanhe o processo de inclusão das Tecnologias da

Informação e Comunicação (TICs) nas atividades de ensino e aprendizagem. E consequentemente, se pense na necessidade de estudar as possibilidades pedagógicas das mídias digitais na escola e as relações que podem ser estabelecidas entre as TICs e os conteúdos próprios da disciplina. Assim como, contribuir no processo de legitimação da cultura corporal do movimento e da EF no âmbito escolar. Onde entrando no contexto histórico descrito sobre esta temática no Brasil, que expõe a respeito das possibilidades e dificuldades de inclusão da EF no desenvolvimento de ações que venham a ser vinculadas ao uso das tecnologias, e que professores tenham em suas mãos uma possibilidade metodológica não aproveitada, a exceção de aqueles que por própria convicção se propõem a trabalhar com eles.

Na educação física podemos contar com os segmentos que estão fora do horário de aula propriamente dita e compartilhar através de momentos online, em que geralmente o aluno estuda sozinho, e é possível se valer do potencial das tecnologias para que o estudante tenha controle sobre seus estudos, tomando decisões que favoreçam sua autonomia. Nesse momento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com