TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento Digital Baseado em Memes um Novo Olhar na Educação

Por:   •  2/3/2020  •  Artigo  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

Letramento digital baseado em memes: um novo olhar na educação

Fernanda Adorno Martins1 ;

1Bacharel em Ciência da Computação, pós-graduanda em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, cursoengstrut@gmail.com, IFTM Uberlândia Centro

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação vieram pra mudar e revolucionar os espaços da educação e a forma de comunicação da sociedade digital. Desta forma, o texto vem se reconfigurando com novas composições trazendo novos elementos que são característicos desse novo mundo virtual: os memes. A educação se encontra presente no espaço desse admirável mundo tecnológico recheado de opções linguísticas e necessita se adaptar a esse contexto, principalmente no que se refere ao letramento digital, o qual está investido de  práticas de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar sobre o letramento digital utilizando os memes. Com a pesquisa, constatamos que os memes por ter uma estrutura baseada em diferentes conexões de linguagens e com traços multimodais é um meio importante para extensão e compreensão de textos dando um novo olhar para a educação.

Introdução

        As tecnologias digitais não são definidas apenas por suas possibilidades particulares, mas implica também na sua capacidade de descentralizar e oferecer interpretações semânticas variadas.

 No contexto virtual e digital um repertório de possibilidades com uma soma fluida de matéria-prima dá espaço à criação de objetos digitais possibilitando que os usuários personalizem e compartilhem a remixibilidade memética com seu cunho humorístico.

        

O Letramento Digital

Com o advento das tecnologias no ambiente escolar a dinâmica educativa tornou-se ampliada e tem modificado as estruturas do ensino e da aprendizagem. Para isso é importante o entendimento do letramento digital na esfera das práticas sociais de leitura e escrita mediada pelas tecnologias. Para Ribeiro (2009, p.31): “A escola e o professor podem ser entendidos como os mais prováveis multiplicadores do letramento digital”. 

Para Xavier (2007, p.2):

Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital.

        

Coscarelli (2005, p.9) salienta que o letramento digital é muito mais além do que aprender a digitar em computador e que as informações quando referenciada à computação tem um sentido muito mais ampliado e Ribeiro (2009, p.26) diz que: “Pensamos que seja o domínio (ou não), pelo leitor, dos gestos e das técnicas de ler e escrever em ambientes que empregam tecnologia digital” e ela enfatiza ainda que:

O ideal é que alarguemos nossos horizontes, nos apropriemos das possibilidades que existem e sejamos competentes na maior parte delas. Se há quem pense que é preciso ler e escrever primeiro no papel para depois chegar às telas, também há quem pense que nada disso tem regras rígidas. Se o mundo oferece as possibilidades de papel e de cristal líquido, então é bom que o leitor saiba que pode ter o domínio de todas (RIBEIRO, 2009, p.30).

Assim, observa-se que as opiniões de uma maneira geral corroboram para a amplitude de ler e escrever utilizando as tecnologias da informação como enriquecimento do conhecimento.

Meme como gênero multimodal

No mundo cibernético novas conjunturas de leitura e produção de textos tem sido evidenciado com o mundo digital. A comunicação virtual humorística proporcionada pelos memes é um condutor de textualidade que combina imagens, vídeos, hiperlinks construindo assim novas formas de representar a sociedade, cultura e as questões políticas e sociais:

[...] importante mencionar que ao conceber os gêneros textuais como multimodais, não estou atrelando os aspectos visuais meramente a fotografias, telas de pinturas, desenhos, caricaturas, por exemplo, mas também a própria gráfica do texto no papel ou na tela do computador (DIONÍSIO, 2005, p 136).

A junção de linguagem verbal e não-verbal e por recorrer a mais de uma modalidade de linguagem ou a mais de um sistema de signos ou símbolos(semiose) produzindo sentido imagético destaca a integração e relação dos memes com o gênero multimodal (FRUTUOSO, 2019).

Através do desenvolvimento das tecnologias Silva e Puzzo (2017, p. 69) ressalta que surgem textos com elementos de composição diversificados além da escrita e o som, imagem, cores, as diversas sequências. O texto, que anteriormente era organizado de forma linear, rígida, hierárquica, dá espaço a novas formas de organização e a múltiplas linguagens, em que a escrita nem sempre é a marca de destaque.

Letramento Digital e a educação

        Os ambientes digitais promovem a utilização de diversos recursos linguísticos. A necessidade de trabalhar a competência comunicativa multimodal no contexto educacional atual deve ser analisado no sentido de que as escolas devem dar a chance aos seus educandos de se tornarem leitores e produtores de textos multimodais dos diversos gêneros que envolvem as diversas mídias construídas de forma multissemiótica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa apresentam essa necessidade: “cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los” (Brasil, 1997, p. 26).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com