TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  10/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do (a) aluno (a): ANA CLEIDE DA SILVA FERREIRA

Curso: Pós Graduação em Educação Infantil

Pólo: Juazeiro - BA

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada à Universidade Candido Mendes (UCAM) como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

 

Educação Infantil.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

As brincadeiras como lucidade na construção do saber nas turmas da Educação Infantil.

PROBLEMA

          Como as brincadeiras podem estimular desenvolvimento cognitivo e intelectual, na aprendizagem das crianças?

JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema surgiu de necessidade de aprofundamento sobre os benefícios da ludicidade na Educação Infantil, pois a mesma configura-se como um caminho favorável que possibilitará a criança expressar-se de forma natural e descontraída, pois través da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo. Segundo Piaget, as crianças não raciocinam como adultos, sendo elas as próprias construtoras ativas do conhecimento, vivendo constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo. Soma-se a isto, o fato deste ser um recurso metodológico capaz de estimular a crítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto reconhecidos como uma das atividades mais significativa.

Desse modo, ressalta-se a importância da lucidade como uma ferramenta eficaz na busca no processo de ensino-aprendizagem; logo, torna-se relevante a reflexão sobre a temática.

          OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

 Compreender a utilização brincadeira como uma ferramenta importante na Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discorrer sobre brincadeiras na educação infantil;
  • Investigar como o lúdico intervém na melhoria do desenvolvimento intelectual do educando.
  • Verificar se o lúdico é utilizado como estratégia de ensino, na qual contribua com a estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem da criança.
  • Promover entre professores e alunos a estarem dispostos a mudar sua maneira de aprender e ensinar, utilizando-se das diversas linguagens, para tornar o ensino cada vez mais motivador e eficaz;

METODOLOGIA

 

        Para o trabalho, utilizaremos: Pesquisa bibliográfica na qual serão analisados livros, pesquisas e artigos.  Por meio de leituras exploratórias de obras científicas de autores diversos que permitirão análises e reflexões críticas no tocante a temática citada, seus problemas e aspectos relevantes que precisam ser discutidos com maior ênfase. Assim, o estudo sistemático de diferentes obras, tais como livros, jornais, revistas e materiais disponibilizados na internet proporcionará a fundamentação teórica e científica que dará suporte a toda argumentação desenvolvida no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (448.9 Kb)   docx (411.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com