TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  17/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]  [pic 2] 

MATRIZ ANALITICA PARA MONTAGEM  DO PROJETO DE PESQUISA

1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome completo: _____________________________________________________

C. identidade: ____________________  Orgão_____________________________ CPF:_______________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Cidade:Pólo: _____________________ UF____ CEP: _______________________

CURSO ____________________________________________________________

Telefone para contato  (  )                                E-Mail:

2. TEMA:

 

  • O Lúdico e a aprendizagem nas séries iniciais da Educação Básica de 9 anos;

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

   

  • A Ludicidade nas salas de aula das séries inicias da Educação Básica na Escolas Municipal José Bonifácio, município de Aporá-Ba;

4 – PROBLEMATICA:

  • Como a realização de atividades Lúdicas podem transformar os resultados de aprendizagem e aquisição do conhecimento nas series iniciais da Educação Básica  visando a integração dos agentes participantes deste processo e seu engajamento nos novos moldes da sociedade contemporânea?;      

5 – JUSTIFICATIVA

        O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. A origem da palavra lúdico está na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”. Lúdico pode ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que possibilite instaurar um estado de inteireza: uma dinâmica de integração grupal ou de sensibilização, um trabalho de recorte e colagem, uma das muitas expressões dos jogos dramáticos, exercícios de relaxamento e respiração, uma ciranda, movimentos expressivos, atividades rítmicas, entre outras tantas possibilidades.

        Mais importante, porém, do que o tipo de atividade é a forma como é orientada e como é experienciada, e o porquê de estar sendo realizada. (ALMEIDA, s/d). No entanto este “porquê” deve estar muito nítido para o professor que propõe as atividades lúdicas, pois a criança deve estar voltada apenas com o brincar, se divertir da forma mais natural possível, não deve ficar esperando o que vai aprender com aquilo, para poder ao final perceber o quanto aprendeu fazendo algo tão prazeroso.

        O professor deve ter consciência de que quando a criança se entrega em uma brincadeira ela não tem como não aprender algo, não desenvolver alguma habilidade ou conhecimento. Ainda mais se tratando de interação com outras crianças, pois “o ato de jogar supõe [...] relações interpessoais que [...] possam contribuir para enriquecer a dinâmica das relações sociais na sala de aula” (RIZZI; HAYDT, 1987, p.5)

        Quanto às atividades lúdicas devemos considerar que elas não abarcariam toda a complexidade que envolve o processo educativo, mas podem, e muito, auxiliar na busca de melhores resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. Estas atividades servem como mediadoras de avanços e contribuem para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável. (NEVES, s/d)

        Vale lembrar ainda que “o lúdico como instrumento educativo já se fazia presente no universo criativo do homem desde os primórdios da humanidade. (CHAGURI, 2006, p. 2)

        O lúdico é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, então pode auxiliar na aquisição de novos conhecimentos, em sala de aula, facilitando muito no processo ensino-aprendizagem. É através de atividades lúdicas, que “o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino-aprendizagem e sua auto estima”. (NEVES, s/d)

        Para que se possa compreender melhor, o presente projeto de investigação cientifica consistia, resumidamente, numa proposta de se trabalhar a leitura e a escrita, por meio das perspectivas de futuro das crianças.

        Desta forma acredito ser de importância singular o aprofundamento da presente pesquisa a fim de enraizarmos nosso entendimento sobre a temática em análise e fomentarmos um conceito mais preciso de seus reflexos às praticas educativas e o aprendizado das crianças naquele nível de conceituação educacional.

       

6 – OBJETIVO GERAL

  • Destacar os pontos cruciais de de grande relevância que a Ludicidade propicia aos agentes educacionais participativos  nas séries inicias da Educação Básica da Escola Municipal José Bonifácio do município de Aporá-Bahia.  

7 – OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Averiguar os reflexos das atividades lúdicas realizadas nas séries em análise bem como seus resultados no processo de ensino aprendizagem ;
  • Destacar os pontos relevantes que atestam a eficácia desse tipo de atividade;
  • Elencar, por meio de análise de dados, as ações desenvolvidas neste processo e que apresentaram resultados satisfatórios;
  • Propor a reorientação do planejamento pedagógico dando enfase à realização de atividades lúdicas

8 – METODOLOGIA

        O presente trabalho acadêmico volta-se para a realização de uma pesquisa investigativa através dos métodos quantitativos e qualitativos quando referenciaremos teoricamente abordagens defendidas por autores diversos e que focalizam nossa problemática como embasamento para nossa pesquisa de investigação cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com