TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICA COMO INFLUENCIA NO EXERCÍCIO FÍSICO]

Por:   •  3/10/2020  •  Artigo  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 11

A MÚSICA COMO INFLUÊNCIA POSITIVA NA PRÁTICA DO EXERCICÍO FÍSICO

Marcos Alexandre Corrêa Paulino; Michela Resende das Graças Ribeiro

RESUMO

A música tem papel fundamental em nossas vidas, tornando-se indicada para o desenvolvimento das capacidades físicas e mentais do indivíduo. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica acerca da utilização da música como fator de estímulo para a busca e execução de programas de exercício físico. De acordo com a literatura revisada, notou-se que a música interfere de maneira positiva, estimulando e levando o praticante a realizar seu exercício de maneira mais prazerosa. Cabe salientar que a música atua nos estados psicológicos, fisiológicos e sociais do praticante de exercícios físicos.

Palavras-chave: Música; Estímulo; Influência; Exercício Físico.

1 INTRODUÇÃO

O exercício físico tem sido procurado pelas pessoas como uma alternativa para se livrar de condições que ocasionam desconfortos psicofisiológicos. Desta forma, muitos buscam realizar um programa de exercício físico estimulados por motivos de saúde e qualidade de vida.

Ao se falar em exercícios físicos, fala-se de estímulo e influência, que são fatores de grande importância para que se consiga inserir um programa ao cotidiano. Para que estes sejam concretizados com êxito, torna-se primordial obter-se uma regularidade, assim como qualquer desafio. Muitas pessoas tem buscado a música como uma forma de estímulo para a realização de exercícios físicos, desde uma caminhada até um programa sistematizado, o que, associado à execução, propicia a obtenção de bons resultados.

Miranda e Godeli (2003) alegam que a música pode ser um instrumento valioso a ser utilizado durante a prática de exercícios físicos e que os exercícios realizados sob a influência do ritmo da música tornam a prática mais prazerosa e aumentam a percepção de competência e determinação do praticante.

O estudo conduzido por Rodrigues e Coelho Filho (2012) corrobora com os achados supracitados e menciona que o estilo musical pode também surgir como um fator de estímulo ou causador de sensações agradáveis, ou ainda, em alguns casos, pode despertar irritação e desconforto.

        O objetivo deste estudo foi, através de uma revisão literária acerca da utilização da música como instrumento de estímulo e influência para realização de programas de exercício físico, discutir o impacto da utilização da mesma nos ambientes onde ocorre a pratica de exercício físico sobre aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do corpo humano.

2 METODOLOGIA

Para a realização deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, que consistiu na escolha de estudos presentes nas bases de dados Scielo, Capes e Google Acadêmico, a partir do uso de palavras-chaves nos idiomas inglês e português “música no esporte”, “música e exercício”, “música como influencia no exercício físico”.

Em seguida, fez-se a descrição da maneira como o tema foi abordado em cada estudo e a realização de um contraste entre as opiniões dos autores, através de uma análise crítica dos artigos selecionados e organização das informações obtidas através de uma leitura aprofundada na qual se elencou os argumentos mais relevantes para a fundamentação deste artigo.

Feito isto, organizou-se toda informação obtida em busca de uma visão atualizada sobre o tema em questão.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os adeptos da prática de exercício físico vêm utilizando recursos sonoros como forma de estímulo para a execução de programas de exercícios físicos. A música promove influência no desempenho esportivo dos indivíduos no sentido de desenvolver os potenciais físicos, psicológicos e sociais que propiciam o rendimento no exercício físico e, consequentemente o controle, a eficiência e a produção energética necessárias para uma performance satisfatória (TERRY; KARAGEORGHIS, 2006; KARAGEORGHIS; TERRY, 2009).

Na busca de estímulos para realização de um projeto de exercício físico, um dos fatores que mais se destaca é a música. As academias que oferecem atividades aeróbicas e anaeróbicas utilizam os mais diversos tipos de música e de recursos sonoros, ou seja, a música vem ocasionando um leque de sensações e estímulos positivos aos praticantes de exercícios físicos (ALMEIDA, 2009).

Karageorghis e Terry (2009) compartilham desta mesma ideia, alertando os profissionais de educação física sobre a importância da utilização deste recurso, de modo a explorarem seus benefícios com maior precisão. Citam ainda, que a música pode ser empregada como fator de estímulo tanto para a realização de programas de exercícios físicos individuais como coletivos, realizados em ambientes fechados ou mesmo ao ar livre, por meio da utilização de recursos de áudio como fones de ouvido, aparelhos de som e, ainda, de cadências ritmadas e sequenciadas obtidas através de movimentos corporais desde os mais simples aos complexos. Cabe ainda, fazer uso de instrumentos musicais, inclusive exercícios onde o praticante pode recorrer a qualquer tipo de objeto para a produção de som, por exemplo, bater palmas ritmadas, batida de mãos ao peito, bater os pés ao chão, etc.

Neste sentido, Almeida (2009) relata, também, que a música pode ser empregada em uma sequência de exercícios físicos, seja na elaboração de ritmos dos movimentos ou para auxilio psicológico no sentido da continuação de determinada atividade harmonizando sensações prazerosas para o praticante.

Miranda e Godeli (2003) relatam que desde tempos remotos a música era observada como influenciadora dos estados emocionais e afetivos dos ouvintes, produzindo sensações e sentimentos, podendo induzir o praticante a vivenciar associações extramusicais estimulantes e agradáveis. Ressaltam, ainda, que a música, em um espaço onde se realiza exercício físico de forma agradável e organizada, auxilia a promover motivação para execução dos movimentos mais complexos, sendo capaz de envolver o praticante de maneira imperceptível levando-o a noção exata do esforço necessário, amenizando as sensações de cansaço e fadiga.

 Rodrigues e Coelho Filho (2012), em estudo realizado com 14 mulheres, notaram que a música agregada à prática de exercício físico pode proporcionar o esquecimento do cotidiano, ocasionando uma grande sintonia com a atividade, associando o lazer ao lúdico de maneira prazerosa.

Em entrevista realizada com 250 participantes que realizavam uma prova de corrida de rua, através de um questionário, Cova et al. (2016) buscaram avaliar as percepções de corredores sobre a influência da música durante a corrida. 56% dos entrevistados responderam que ouvem música enquanto praticam corrida como forma de obtenção de concentração e estímulo para o alcance de resultados favoráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com