TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/9/2020  •  Artigo  •  5.395 Palavras (22 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 22

 A IMPORTÂNCIA  E A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

NA EDUCAÇÃO INFANTIL [1]   

Nanci Abdom Eachimenco [2]

Rosana Maria Resende Ferreira [3]

RESUMO:  O objetivo principal deste trabalho é o de salientar que a música é uma ferramenta pedagógica importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. O uso ou o trabalho com a música tem como enfoque o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil, respeitando sua individualidade, seu contexto social, econômico, cultural, étnico e religioso, entendendo a criança como um ser único com características próprias, que interage nesse meio com outras crianças e também explora diversas peculiaridades em todos os aspectos. Os estudos foram fundamentados nas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e quantitativo. A coleta de dados e informações ocorreram por meio do questionário e entrevista que envolveram  instituições tanto da  rede municipal como da rede privada, nos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba – Estado de São Paulo. Como fonte de pesquisa, os principais autores usados foram Georges Snyders (2008), Nicole Jeandot (2002) e Teca de Alencar de Brito (2003). Sou professora de música e nos últimos 6 (seis) anos, meu foco foi a Educação Infantil e por observar o desenvolvimento de cada aluno, esse é o motivo pelo qual resolvi pesquisar mais sobre a forte influência que a música exerce sobre nós seres humanos. Concluímos a importância da música na Educação Infantil onde foi salientada e comprovada como eficaz na construção da aprendizagem da criança, além de poder ser um fio condutor de diversas áreas curriculares, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.

                 

PALAVRAS-CHAVE:  1 Aprendizagem.  2 Educação Infantil. 3 Música.

_________________________

INTRODUÇÃO

As   crianças,  antes de aprenderem a falar,     se expressam por meio de movimento

sons e ritmos e a música leva a criança a interagir melhor, eleva sua auto-estima,  a deixa mais calma e tem a capacidade de trabalhar as atividades em sala de aula.

Aprender música significa ampliar a capacidade perceptiva, expressiva e reflexiva com relação ao uso da linguagem musical, tão importante que no processo de musicalização, a preocupação maior seja com o desenvolvimento geral da criança, assegurado pelas aprendizagens de aptidões complementares àquelas diretamente relacionadas às musicais.

A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos tornam-se mais amplos, e este contato faz com que o aluno conheça o mundo a sua volta de forma bem prazerosa facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de integração e comunicação social, conferem caráter  significativo à linguagem musical.

1  EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

                   A partir da Constituição Federal promulgada em 05 de outubro de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 (ECA – Lei Federal 8069/90) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 (Lei 9394/96), a Educação Infantil foi colocada como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil, abrangendo crianças de 0 a 6 anos de idade, concedendo-lhes olhar completo, perdendo seu aspecto assistencialista e/ou compensatório e assumindo uma visão e um caráter pedagógico.

                   A educação configurou-se como uma política social de Estado e o direito à educação da criança foi  reconhecido. Estas alterações foram consideradas como avanços segundo os educadores da área, que lutavam pela democracia, expansão e qualidade na educação.

                   Em 1994 o MEC (Ministério da Educação) publica “Política Nacional da Educação Infantil, e em 1998 o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), que  incentiva a  musicalização  infantil desde os primeiros anos de vida da criança e dá sugestões de repertório, ampliando o gosto musical tanto do aluno como do professor. Para tanto, a música necessita ser de boa qualidade, variando desde Música Popular Brasileira, Músicas Folclóricas, cantigas de roda, regionais e eruditas.  Como ferramenta indiscutível e indispensável, assim é a música, para todos os níveis de ensino e para todas as crianças.

                   Até os anos 80, os monitores olhavam as crianças brincarem, e os professores eram encarregados do desenvolvimento intelectual. Com esta mudança, todos profissionais da Educação Infantil passam a cuidar e educar ao mesmo tempo e estão cientes que todo ambiente da escola tem que ser educativo.

                   A LDBEN 9394/96, divide a Educação Infantil em duas etapas: 0 a 3 anos de idade – Creche e 4 a 6 anos  de idade – Pré-escola (com a emenda Constitucional nº 53/2006, a faixa etária da pré-escola fica alterada para crianças de 4 a 5 anos de idade).

                   O setor público fica responsabilizado quanto à oferta de vagas na Educação Infantil, respeitando a opção familiar, sem o caráter obrigatório que caracteriza o Ensino Fundamental. A formação mínima aos professores é o curso de magistério/nível médio e como meta, a formação em nível superior.

2  MÚSICA

                   A música se faz presente na vida da criança já no ventre materno e segue no decorrer da sua infância onde pode oportunizar à elas, mesmo antes de aprenderem a falar, se expressam através de movimentos, sons e ritmos, de acordo com Oliveira, Bernardes e Rodrigues. (1980, p. 104).  É uma linguagem universal, que tem sensações, sentidos e está presente nas diversas situações como higiene, hora do lanche, comemorações e outras. Por meio dela a criança pode entrar em um mundo letrado e cheio de divertimentos.     

                    Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na Educação Infantil é o objetivo central deste estudo, pois a música melhora  a sensibilidade, o raciocínio lógico,  a expressão corporal, eleva a auto estima, deixa a criança mais calma e tem a capacidade de trabalhar as atividades em sala de aula.

As cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons; os momentos de troca e comunicação sonoro musical favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música.(BRITO, 1998, p.49)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (228.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com